Os métodos de esterilização atualmente disponíveis para os produtos utilizados nos Estabelecimentos de Assistência à Saúde (EAS) são físicos e físico-químicos gasosos. Atualmente, existem diversas tecnologias disponíveis para a esterilização de artigos críticos, entretanto, a decisão acertada é determinada pela característica de termorresistência do artigo¹.
Os métodos de esterilização a baixa temperatura são essenciais para a esterilização de artigos críticos termossensíveis¹. Um dos métodos de esterilização a baixa temperatura é a utilização de Formaldeído em sua forma gasosa (VBTF).
O formaldeído químico foi descoberto em 1860, por Butlerov, porém suas propriedades bactericidas foram primeiramente relatadas em 1888, por von Loew, e em 1906 Rubner descreve a efetividade bactericida do formaldeído na presença de vapor.²
O mecanismo de ação do formaldeído ocorre através da alquilação, em que a aldoxila (CHO-) do formaldeído alquila os átomos de hidrogênio lábeis dos radicais amino (-NH²), hidroxila (-OH), carboxila (-COOH) das proteínas e ácidos nucléicos microbianos, formando pontes metilenicas ou etilenicas, impedindo que esses componentes vitais cumpram suas funções celulares.²
O esterilizador a baixa temperatura por Formaldeído Matachana 130LF, combina velocidade e eficiência. Este esterilizador possui um sistema ideal para esterilização de materiais sensíveis ao calor.
Com uma câmara com volume de 148 litros, o esterilizador 130LF realiza a esterilização com a combinação de solução de formaldeído a 2% na presença de vapor saturado e com temperatura entre 50°C a 78°C, com duração máxima de tempo de ciclo de 3 horas.
O esterilizador é fornecido com um dispositivo automático de série que garante um fornecimento seguro de solução esterilizante desde a bolsa até um tanque de armazenamento localizado no interior do equipamento, evitando qualquer tipo de vazamento ou derramamento de solução no chão, ou na direção do usuário.
A solução esterilizante Matachana se apresenta em uma bolsa descartável de LDPE∗, com uma capacidade de 2,7 litros, e uma concentração de formaldeído de 2%. Uma vez que a bolsa está corretamente alojada no compartimento de consumíveis, seu conteúdo é automaticamente esvaziado em um recipiente apropriado, sendo desnecessária qualquer manipulação adicional por parte do usuário.
• Polietileno de baixa densidade. Material reciclável de grande resistência e flexibilidade.
Conheça mais sobre o esterilizador Matachana 130LF com um de nossos especialistas!
Referência:
(1) Práticas Recomendadas SOBECC, 6ª edição
(2) Possari, Joao Francisco. Esterilização por Vapor de Baixa Temperatura e Formaldeído
Cursos Online | 06/05/2021 às 12:22
Aqui é a Fernanda Lima , gostei muito do seu artigo tem muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Deixe um comentário