Cada vez mais, a etapa da limpeza é considerada crucial para o sucesso do processamento de instrumentos nas Centrais de Materiais e Esterilização - CME. É neste processo que deve ser retirada toda a sujidade presente no instrumento, utilizando detergentes, para que a esterilização possa ocorrer de forma eficaz.
O procedimento de reprocessamento envolve diversas variáveis, como a qualidade da água, a força mecânica (do equipamento de limpeza ou escovação manual), a temperatura da solução de limpeza, o tipo e a qualidade dos agentes químicos utilizados.
No mercado, há disponível vários tipos de detergentes para instrumental cirúrgico, como os detergentes neutros, ácidos, alcalinos e enzimáticos e cada um destes produtos tem sua aplicação devida.
Na limpeza do instrumento cirúrgico, retiram-se vários tipos de sujidades, como sangue, pele, osso, gordura, proteínas. Ou seja, os componentes presentes no organismo humano, que são classificadas como sujeiras orgânicas. Porém, não retiramos apenas sujidades orgânicas do material. Também limpamos manchas, ferrugens, depósitos de silicatos, depósitos de calcário entre outros contaminantes classificados como sujeiras inorgânicas, que muitas vezes estão presentes no instrumental devido à má qualidade da água utilizada na limpeza e/ou esterilização.
Detergentes com o pH mais baixo (ácido), são mais indicados para limpeza de sujeiras inorgânicas, já os detergentes com pH mais elevados (alcalinos), são mais indicados para limpeza de sujeiras orgânicas. Mas, fique atento, estes dois tipos de detergentes podem não ser compatíveis com todos os tipos de materiais podendo levar a danos nos instrumentais. É sempre recomendado consultar o fabricante do item a ser reprocessado.
Já o detergente neutro, é mais adequado para um procedimento que não requer um alto poder de limpeza, tanto para sujeiras orgânicas, quanto para as inorgânicas. Para este tipo de produto, uma vantagem que podemos destacar é sua alta compatibilidade com diversos tipos de instrumentos.
O detergente enzimático é um produto que possui pH neutro, ou seja, tem uma ótima compatibilidade e, por possuir enzimas, age diretamente nos componentes do corpo humano, sendo o mais indicado para limpeza de sujeira orgânicas, sendo assim, uma excelente escolha para utilização na CME.
Assim, cada CME precisa utilizar o detergente que condiz com sua realidade e necessidade, podendo ser necessário a utilização de tipos de detergentes diferentes, já que os profissionais lidam diariamente com todos os tipos de sujidades.
A Strattner possui uma linha completa de saneantes para atender as necessidades das mais diversas das Centrais de Materiais e Esterilização.
Mércia | 10/08/2022 às 17:35
Parabénssss!! Ótimos temas!
Deixe um comentário