O que são biofilmes e seu desafio no reprocessamento seguro

CME
Tempo de leitura: 2 minutos

O que são os biofilmes bacterianos?


Biofilmes bacterianos são comunidades de bactérias envoltas por substâncias produzidas pelas próprias bactérias, que conferem a comunidade destes microrganismos proteção contra diversos tipos de agressões que ela pode vir a sofrer como, por exemplo, a falta de nutrientes, o uso de um antibiótico ou algum agente químico utilizado para combater bactérias.

O biofilme pode se aderir a superfícies abióticas (a= negação, Bio= vida; abiótico = “superfície sem vida”), como cateteres utilizados em tratamentos médicos ou bióticas (“bio = vida) como em dentes ou ainda tecidos e células. São estruturas dinâmicas que apresentam etapas de formação, como pode ser observado na figura abaixo.

Referência da figura: Adaptado de Monroe D (2007) Looking for Chinks in the Armor of Bacterial Biofilms. PLoS Biol 5(11): e307. doi:10.1371/journal.pbio.0050307

 

Alguns microrganismos possuem mais facilidade em construir biofilme. Essa produção depende da hidrofobicidade da célula, da presença de flagelos ou fímbrias e da capacidade de produção de exopolissacarídeos. No caso de produtos para saúde, os microrganismos mais relevantes na produção de biofilmes são Enterococcus faecalis, Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Streptococcus viridans, Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Proteus mirabilis, Pseudomonas aeruginosa, micobactérias e diversos fungos. Esses microrganismos podem ser provenientes da pele do paciente, dos profissionais de saúde, da água e de fontes ambientais


Quais são os desafios dos biofilmes na CME?

Os profissionais da CME que realizam a limpeza dos artigos devem estar cientes de que falhas na limpeza podem permitir que a matéria orgânica residual se acumule, protegendo os microrganismos contra o efeito dos agentes desinfetantes e esterilizantes. Falhas subsequentes na limpeza vão propiciando um ambiente favorável a formação de biofilmes, que como sabemos têm difícil remoção.

Prevenir a instalação deste biofilme através de uma limpeza efetiva é a chave para o seu controle, portanto, a higienização deve ser feita frequentemente com a aplicação de tratamentos combinados e com uma monitoração constante das superfícies


Como os detergentes enzimáticos funcionam na limpeza de instrumentos cirúrgicos?

O químico utilizado na limpeza dos instrumentais cirúrgicos pode ser um aliado no combate ao biofilme. Os detergentes enzimáticos possuem enzimas que facilitam a quebra da matéria orgânica. As enzimas são substâncias catalizadoras, produzidas por células vivas, que têm poder de acelerar reações químicas, mesmo em baixas concentrações² As soluções enzimáticas para a limpeza de produtos para saúde são compostas de enzimas (geralmente lipase, protease e amilase), surfactantes e solubilizantes. Atuam especificamente sobre a matéria orgânica presente nos instrumentos, quebrando as ligações moleculares existentes nas gorduras, proteínas e carboidratos. 

 

Assim, escolher um detergente eficaz na remoção da sujidade presente no instrumental é extremamente importante para prevenção do biofilme e, consequentemente, na prevenção da infecção hospitalar.

 

Quer saber mais sobre os detergentes enzimáticos, leia nosso e-book e saiba como escolher corretamente este produto.

 

Aproveite para assistir a nossa playlist com conteúdos sobre Central de Material e Esterilização - CME:

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts
relacionados

Utilizar caixas de esterilização de transdutores na CME pode ser uma excelente escolha para prolongar a vida útil dos equipamentos.

CME

24/07/2020


Caixas para esterilização de transdutores BK Medical
Tempo de leitura: 2 minutos

Utilizar caixas de esterilização de transdutores na CME pode ser uma excelente escolha para prolongar a vida útil dos equipamentos.

Leia mais
Devido aos grandes avanços da medicina é importante dar mais atenção ao reprocessamento de materiais e instrumentos usados nos procedimentos.

CME

14/04/2020


Os avanços na CME através dos progressos da medicina
Tempo de leitura: 2 minutos

Devido aos grandes avanços da medicina é importante dar mais atenção ao reprocessamento de materiais e instrumentos usados nos procedimentos.

Leia mais