Focal One®

HIFU - Focal One®

A terapia de ablação HIFU (Ultrassom Focalizado de Alta Intensidade) é uma das técnicas utilizadas no tratamento do câncer de próstata localizado de baixo risco e, também, para quando houve recidiva após radioterapia, por exemplo, nesse tipo de doença. Sabe-se de seus benefícios para a qualidade de vida, pois a terapia apresenta menores taxas de incontinência urinária e de disfunção erétil, quando comparada com outras para tratamento do mesmo tipo de doença [1], além da possibilidade de o paciente retornar à sua vida normal logo após o procedimento.

O transdutor (sonda) utilizado na terapia, conta com 2 tipos de ultrassom integrados, unindo qualidade de imagem e terapia eficaz. Sua movimentação é totalmente robótica, controlada pelo próprio FOCAL ONE.

Nesse equipamento, a energia do ultrassom focalizado produzem um efeito terapêutico para o tratamento do câncer. O urologista faz um tratamento sob medida de acordo com a anatomia da Próstata, as escolhas do paciente e possíveis tratamentos que ele recebeu anteriormente. O médico pode decidir tratar apenas a área de tecidos cancerosos dentro da Próstata (tratamento focal) ou a próstata completa (tratamento radical), a fim de preservar o máximo possível da qualidade de vida, limitando o impacto nos tecidos circundantes.

Os efeitos secundários inerentes aos tratamentos convencionais para Câncer de Próstata localizado são limitados quando o tratamento é feito por HIFU, pois há preservação de órgãos vizinhos, como o esfíncter urinário (responsável pela continência urinária) e os nervos eretos (responsáveis pela ereção) [2].

A área de tratamento é planejada com limites de segurança e todo o procedimento é acompanhado em tempo real pelo médico urologista, onde o HIFU causa ablação e cavitação celular para que as células sejam destruídas efetivamente.

Tratamento seguro e eficaz, o HIFU com Focal One® traz qualidade de vida ao paciente.

  • Esse também é o único equipamento que possui controles de segurança em tempo real
  • Monitorização da temperatura do transdutor para segurança das estruturas adjacentes
  • Movimentação do paciente, assegurando que não haverá divergências com a área planejada para tratamento
  • Detecção da parede do reto, evitando que haja energia depositada nessa região

Além disso, é possível realizar a validação do tratamento no próprio equipamento, ao final do procedimento, através de um contraste de microbolhas que permite visualização da área não vascularizada. Dessa forma, se necessário, uma nova área pode ser tratada no mesmo momento.

Informações ao paciente: www.hifu-prostata.com.br 

Referências Bibliográficas:

[1] Rischmann et al.; Eur Urol 71, n°2 (Feb 2017): 267-73.

[2] Focal therapy with HIFU for localized prostate cancer: a prospective multicentric study. Rischmann P. et al. [358] EAU 2014.

 

  

×