Exablate Neuro

Mais que um ultrassom, uma plataforma de neurocirurgia de última geração

A cirurgia cerebral não-invasiva tornou-se possível!

O premiado sistema Exablate® Neuro usa ondas de ultrassom para fazer ablação de alvos em áreas profundas do cérebro, sem incisões cirúrgicas, com objetivo de possibilitar alívio imediato do tremor nos pacientes com tremor essencial e doença de Parkinson com tremor dominante. O tratamento é orientado por imagens de ressonância magnética (RM), com um planejamento específico para cada paciente, possibilita monitoramento em tempo real, assim como a confirmação imediata sobre o resultado do tratamento. É aplicada, primeiramente, uma baixa dose de energia para localizar o alvo anatômico, prosseguindo depois para uma avaliação fisiológica da resposta do paciente, que inclui o alívio no tremor e potenciais efeitos colaterais. O resultado, para muitos pacientes, é uma melhoria imediata no tremor!

O tratamento dura aproximadamente 3 horas, incluindo a preparação e os exames.

Vanguarda na inovação da cirurgia cerebral

Tratamento por ultrassom focalizado para Tremor Essencial e Doença de Parkinson com tremor dominante:

  • Sem cirurgia invasiva ou implantes;
  • Sem necessidade de anestesia geral;
  • Baixo risco de infecção ou nulo;
  • Mínima hospitalização.

Conheça o equipamento

Mesa do Paciente:

A mesa do paciente inclui o transdutor de ultrassom focalizado montado em uma unidade de posicionamento mecânico, uma estrutura de cabeça estereotáxica compatível com MR e membrana elástica. A mesa do paciente é acoplada ao scanner de RM, substituindo a mesa de diagnóstico.

 

Unidade Dianteira:

Esta unidade contém o módulo de energia programável que molda e direciona o feixe acústico. Ele é instalado na sala de ressonância magnética ao lado da ressonância magnética.

 

Gabinete

O gabinete do equipamento contém os componentes elétricos e eletrônicos que controlam a operação do sistema. Ele é instalado na sala de equipamentos de RM.

 

Sistema de transdutor de Ultrassom Focalizado

O transdutor phased array em forma de capacete tem 1024 elementos, que podem ser controlados individualmente para reorientar os feixes de ultrassom para um ponto focal comum.
A frequência do ultrassom é 620-720Khz. Os pulsos de ultrassom que variam de 5 a 60 segundos realizam ablação na área-alvo com múltiplas sonicações. Existem quatro graus de liberdade mecânicos para o acesso ao alvo do tratamento: movimento linear ao longo dos eixos S / IR / L e A / P e movimento angular do eixo de inclinação. A localização do ponto focal é controlada por direção eletrônica.

 

Sistema de Água

O sistema de água resfria e desgaseifica a água que circula continuamente pelo couro cabeludo. O gabinete do sistema de água é instalado na sala de equipamentos de ressonância magnética.

 

Console de operação

O médico conduz e monitora o planejamento e o tratamento no console do operador, localizado próximo à estação de trabalho de ressonância magnética na sala de controle de ressonância magnética.

×