Em março de 2021, o Dr. Sandro Faria, urologista, teve a oportunidade de realizar uma das primeiras cistectomias com o novo grampeador robótico SureForm no Hospital Vera Cruz, em Campinas, São Paulo. Com quase 3.000 procedimentos, o Dr. Sandro e sua equipe possuem uma extensa experiência com a cirurgia robótica da Vinci e realizam desde procedimentos básicos até os mais complexos.
O Dr. Sandro conta que, apesar de ter tido pouco contato prévio com o SureForm, conseguiu usá-lo com facilidade já na primeira vez, achando-o “intuitivo e sem segredo” mesmo com toda a tecnologia agregada.
Como inovação, o grampeador SureForm traz a completa autonomia do cirurgião, que pode controlar o grampeador do próprio console, deixando de terceirizar um passo crucial do procedimento. Além disso, ele conta com a mobilização EndoWrist que permite uma movimentação com articulação de 60 graus em todas as direções, facilitando o acesso e posicionamento no espaço cirúrgico. Para o Dr. Sandro, nesse caso em especial essa funcionalidade foi de grande valia devido às características do paciente:
“A ferramenta trouxe uma facilidade enorme em termos de mobilidade e de segurança da anastomose... esse paciente tinha um desafio, era um paciente muito pequeno, muito brevelíneo, então nosso espaço de trabalho era bastante limitado e a articulação ajudou e fez diferença... a maleabilidade do grampeador é maior do que a do laparoscópico, a versatilidade e a capacidade de angular e atingir o eixo adequado para o grampeamento é maior e realmente fica mais fácil”.
A principal novidade, porém, fica por conta da tecnologia SmartFire: ao realizar mais de 1000 medições de impedância por segundo, o grampeador tem a capacidade de identificar a adequação da compressão e espessura do tecido a ser grampeado em relação à carga utilizada e realizar ajustes automáticos ao longo do disparo, conforme a necessidade de cada tecido. Dessa forma, o SureForm oferece um grampeamento limpo, com uma linha de grampos segura e bem formada, com o mínimo sangramento.
Segundo a experiência do cirurgião, “a tecnologia SmartFire é uma ferramenta de segurança e que agrega valor, pois a linha de grampos foi bastante hemostática, não houve necessidade de cauterização adicional e a alça ficou bastante viável e rosada. Me senti bastante seguro em todas as etapas.”
Após essa primeira experiência com a tecnologia em um procedimento complexo como a Cistectomia, o Dr. Sandro espera incorporar o uso do grampeador SureForm como rotina na sua prática cirúrgica buscando oferecer sempre o melhor para seus pacientes.
Deixe um comentário