Cirurgia robótica da Vinci para Ginecologia

Cirurgia Robótica, Ginecologia
Tempo de leitura: 4 minutos

Entenda as opções para sua saúde ginecológica

A ginecologia estuda e trata condições do sistema reprodutor feminino interno, o que inclui o útero, ovários, trompas de falópio, cérvice e vagina. Quando seu sistema reprodutor feminino desenvolve um problema, isso pode afetar diversos aspectos da sua saúde e qualidade de vida. Condições ginecológicas com odor pélvica severa, endometriose, fibroids, sangramento anormal, prolapso de órgãos pélvicos e câncer são comuns e podem precisar de tratamento médico. Quando seu estilo de vida muda e medicamentos e outras opções não aliviam seus sintomas, pode ser a hora de considerar um procedimento cirúrgico.

 

Endometriose

A Endometriose ocorre quando o endométrio, tecido presente no interior do útero, migra para fora do útero, geralmente para regiões ao redor dos órgãos reprodutivos como ovários e trompas. Muitas mulheres com endometriose não apresentam sintomas mesmo que esses tecidos inchem e sangrem de acordo com o ciclo menstrual, o que pode provocar dor. Os sintomas de endometriose incluem dor pélvica crônica, ciclo menstrual intense, dor na relação sexual, dor com movimentos intestinais ou esvaziamento da bexiga e problemas de fertilidade¹. Para diagnosticar endometriose, pode-se realizar o exame pélvico. Entretanto, o único jeito de confirmar o diagnóstico é realizando cirurgia para localizar o tecido fora do útero².

 

Histerectomia Maligna

Se você foi diagnosticada com algum tipo de câncer ginecológico, você pode ficar surpresa ao saber que quase 90 mil mulheres nos EUA também receberam esse diagnóstico apenas em 2015³.
Aproximadamente 90% das mulheres diagnosticadas com câncer de endométrio tiveram um sangramento vaginal anormal como alterações na menstruação ou sangramento entre o período menstrual ou após a menopausa⁴. Dor pélvica ou abdominal podem ser sinais de câncer de ovário ou câncer de endométrio⁴,⁵. Outros sintomas de câncer de ovário incluem inchaço, dificuldade de se alimentar ou sentir-se estufada rapidamente e sintomas urinários5. É importante saber que esses sintomas também podem ocorrer em diversas condições não-cancerosos, mas é importante ter acompanhamento médico.
Para confirmar o diagnóstico, seu médico provavelmente pedirá seu histórico médico e realizará um exame físico, podendo associar exames de imagem, de sangue e biópsia, entre outros⁶,⁷. Confirmado o diagnóstico, você e seu médico podem decidir o melhor tratamento baseado em fatores como o tamanho do tumor, se há metástase, idade, estilo de vida, entre outros.
Dependendo do tipo de câncer e seu estágio de desenvolvimento, seu médico pode indicar quimioterapia, imunoterapia, radioterapia, cirurgia ou uma combinação desses tratamentos. Ele pode, ainda indicar uma histerectomia para remover o câncer que pode ser feito com a plataforma da Vinci. Dependendo da sua localização, ele pode optar pela retirada do seu útero, cervix, porção da vagina, trompas, ovários e tecidos circundantes como ligamentos e nódulos linfáticos.

Histerectomia Benigna
Se você possui uma doença benigna, ou seja não-cancerosa, do sistema reprodutivo, ela pode estar afetando sua saúde e qualidade de vida. Doenças benignas comuns são os fibróides, endometriose e problemas de suporte dos órgãos pélvicos. Nesses casos, você pode estar sentindo dor ou pressão na região pélvica, sangramento uterino anormal ou dor na relação sexual. Dependendo dos seus sintomas e da progressão dessas condições, pode ser que seu médico indique a retirada do seu útero, o que pode ser realizado pela cirurgia minimamente invasiva robótica da Vinci.

 

Miomectomia

Fibróides uterinos são benignos e geralmente se localizam na parede ou dentro do útero. Enquanto fibroids podem não causar sintomas, algumas mulheres sentem indícios que podem atrapalhar suas vidas de forma significativa com odor pélvica, fluxo menstrual intenso, infertilidade e abortos.
Fibróides geralmente são dianosticados em exames pélvicos de rotina e, para coletar mais informações como tamanho e localização do tumor, seu médico pode pedir outros testes como um ultrassom.
Dentre as diversas opções de tratamento, a miomectomia (cirurgia para retirada de miomas) pode ser a opção indicada pelo seu médico para retirar os fibróides e preserver seu útero. Esse procedimento pode ser realizado pela cirurgia minimamente invasiva robótica.

 

O que seu médico fará?

O Console do Cirurgião é onde seu médico se senta durante o procedimento enquanto controla os instrumentos e tem uma visualização 3D magnificada da sua anatomia. Os instrumentos têm uma articulação e se movem da mesma forma que a mão humana, porém com mais amplitude de movimento.
O Carro do Paciente é posicionado próximo à mesa de operação onde está o paciente. É onde os instrumentos se movem em tempo real em resposta aos movimentos da mão do cirurgião, que está no Console.
O Carro de Visão faz a comunicação entre os outros dois componentes do sistema e dá suporte ao sistema de visão.

 

Como posso me preparar?

Cada caso é único e terá um direcionamento próprio. Para ajudá-lo a tomar uma decisão informada, você pode considerar fazer as seguintes perguntas para seu médico:
• Quais opções médicas e cirúrgicas estão disponíveis para mim?
• O que é melhor para a minha situação?
• Quais as diferenças entre cirurgia aberta, laparoscópica e robótica?
• Devo procurar uma segunda opinião?
• O que é provável que eu sinta depois da cirurgia?
• Se eu decidir pela cirurgia, como posso me preparar?
• Qual seu treinamento cirúrgico e experiência? Qual sua experiência com cirurgia robótica?
• Quais os resultados que você tem com seus pacientes?

Cuide de você mesma e volte logo ao que mais importa: sua vida.

Referências
1. Endometriosis. Frequently Asked Questions: Gynecologic Problems. American College of Obstetricians and Gynecologists. Web. 14 May 2020
2. What are the Treatments for Endometriosis? National Institutes of Health. U.S. Department of Health & Human Services. Web. 14 May 2020
3. U.S. Cancer Statistics Working Group. U.S. Cancer Statistics Data Visualizations Tool, based on November 2017 submission data (1999-2015): U.S. Department of Health and Human Services, Centers for Disease Control and Prevention and National Cancer Institute; June 2018.
4. Signs and Symptoms of Endometrial Cancer. American Cancer Society. Web. 21 January 2019
5. Signs and Symptoms of Ovarian Cancer. American Cancer Society. Web. 21 January 2019
6. Tests for Endometrial Cancer. American Cancer Society. Web. 21 January 2019.
7. Tests for Ovarian Cancer. American Cancer Society. Web. 21 January 2019.

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts
relacionados