O Strattner On - Web Meeting 2020, evento on-line organizado pela Strattner, apresentou no último dia 18 a nova geração de grampeadores cirúrgicos SureForm, que promete ampliar o futuro da cirurgia robótica.
Para exibir o dispositivo, foram convidados o Dr. Alexandre Morrel, Coordenador do Centro de Treinamento em Videocirurgia da Universidade Federal de São Paulo, Dr. Ricardo Terra, Professor Livre-Docente de Cirurgia Torácica da Universidade de São Paulo, Dr. Sérgio Araújo, Presidente Eleito da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, e o jornalista Pedro Meletti, co-criador do Bem Estar, programa de saúde da TV Globo, que atuou como mediador.
Desenvolvido para integrar com o sistema Da Vinci, o equipamento melhora a precisão dos movimentos e ajuda a potencializar as chances de sucesso da operação. Além disso, previne lesões teciduais e garante uma linha de corte mais ampla. O SureForm também potencializa o sucesso da cirurgia robótica, permitindo que a incisão, que pode ser feita com bisturi ou bisturi elétrico, seja menor, garantindo um procedimento menos invasivo e de rápida recuperação.
“A cirurgia robótica permite que as sequelas e consequências negativas sejam minimizadas para o paciente. A dor do pós-operatório é menor e o corte também, uma grande diferença em comparação com a cirurgia convencional. Por outro lado, permite que os cirurgiões tenham mais exatidão nos movimentos e uma taxa maior de sucesso. O SureForm também nos traz mais conforto, já que se torna menos cansativo operar um paciente através do sistema Da Vinci”, destacou o Dr Alexandre Morrel.
Tecnologia e humanização: a evolução da medicina
Apesar de haver desconfianças em relação aos procedimentos cirúrgicos realizados com o auxílio dos robôs, os especialistas adiantam que não há necessidade para preocupações. Os aparelhos são desenvolvidos por profissionais altamente qualificados que utilizam a tecnologia para transformar o futuro da medicina, sempre com extrema responsabilidade e atenção aos pacientes, que são o foco central.
“A tecnologia não veio para desumanizar a saúde, ela veio para trazer benefícios e permitir que as cirurgias sejam mais seguras. É necessário deter a técnica para operar as máquinas. Existe uma pessoa por trás do robô. A cirurgia robótica oferece menos riscos. Através dessas novas tecnologias, a medicina está expandindo as suas possibilidades”, afirmou o Dr Sérgio Araújo.
O Dr Ricardo Terra concluiu o painel destacando a forma com que as inovações digitais podem contribuir com uma saúde mais humanizada e voltada exclusivamente para o bem-estar das pessoas. Segundo o especialista, o trauma causado é menor. A confiança gerada no paciente é fundamental, além de garantir uma recuperação mais tranquila, segura e confortável. Além de expandir a abrangência da medicina e apresentar o que há de mais moderno no mercado, as novas tecnologias apresentadas pela Strattner garantem um futuro mais seguro e humanizado para a saúde no Brasil.
Deixe um comentário