Programa de Certificação em Cirurgia Robótica

Cirurgia Robótica
Tempo de leitura: 3 minutos

Rompendo fronteiras: com excelentes resultados, o Programa de Certificação em Cirurgia Robótica por Equivalência do Hospital Felício Rocho colhe frutos até em outros países.

O Hospital Felício Rocho, em parceria com a Strattner e a Intuitive, iniciou em 2020 as atividades do programa de certificação em cirurgia robótica por equivalência, para fellows e residentes da urologia. O projeto, coordenado pelo Dr. Pedro Romanelli, tem por objetivo desenvolver os novos cirurgiões da Vinci dentro da instituição, com base em um currículo pré-determinado, que envolve treinamento teórico online, treinamento prático, horas de simulação e acompanhamento da equipe do hospital em procedimentos cirúrgicos.

 Dr. Pedro Romanelli destaca a necessidade de incluir a cirurgia robótica no currículo dos residentes e fellows:

“A cirurgia robótica já é realidade, e assim como a laparoscopia, deve ser incluída no processo de aprendizado.” Segundo o cirurgião, o interessante é que o desenvolvimento do cirurgião durante este período vai além do conhecimento técnico no sistema robótico: “nossos residentes e fellows são envolvidos na cirurgia robótica como um todo, aprendem a lidar com o paciente, apresentar a tecnologia e seus benefícios, participam das cirurgias como assistentes e cirurgiões no console, enfrentando todas as situações da rotina. Desta forma, eles se sentem muito mais preparados ao finalizarem o treinamento.”

Dentre os primeiros participantes do projeto está o Dr. Jose Sicard, da República Dominicana. Dr. Sicard conta que um de seus maiores objetivos ao terminar a residência no Brasil era retornar para seu país já habilitado em cirurgia robótica:

“Cheguei no Brasil em 2016 para um estágio em urologia no Hospital Felício Rocho, e voltei 2 anos depois para iniciar a residência. Foi uma surpresa quando retornei e vi que o programa robótico estava sendo implementado no hospital. Fiquei muito contente em saber que teria contato com a tecnologia e poderia futuramente oferecer a técnica para meus pacientes, com melhores resultados.”

A República Dominicana possui hoje um sistema robótico, porém não há urologistas participando do programa. Sendo assim, Dr. Sicard será pioneiro na urologia em cirurgia robótica no país, e contará com o apoio do Dr. Pedro Romanelli, que será seu proctor durante o início da curva de aprendizado.

 

Dr. Pedro Romanelli, diretor do programa de certificação por equivalência em cirurgia robótica | Francielly Gonçalves, executiva de vendas da Strattner | Dr. Jose Sicard, residente habilitado em cirurgia robótica pelo Hospital Felício Rocho

 

Segundo Dr. Sicard, “É muito satisfatório, como residente, perceber que a empresa e a instituição nos enxergam e nos apoiam como futuros cirurgiões robóticos.

Dr. Pedro Romanelli reforça que o programa de certificação em cirurgia robótica por equivalência favorece o desenvolvimento do cirurgião robótico de uma forma gradativa, e é uma fórmula de sucesso para estruturar competências, sendo assim, acredita na expansão do projeto para outras instituições: “Acredito que é o futuro do treinamento em cirurgia robótica.”

Thaíssa M. Queiroz, especialista de treinamento comercial na Strattner, também acredita na expansão do programa:

“Iniciamos o projeto em 2020, e apesar dos desafios que enfrentamos pela pandemia, conseguimos implementá-lo em seis instituições no Brasil, incluindo o Hospital Felício Rocho. Mais de 140 centros médicos acadêmicos em outros países já incluem a cirurgia robótica da Vinci em seus programas de educação. Nosso objetivo é apoiar o desenvolvimento dos cirurgiões da Vinci em toda a sua formação.”

 

 

Aproveite para assistir a nossa playlist com conteúdos sobre Cirurgia Robótica:

Comentários

Fernando A Medeiros | 28/03/2024 às 09:43

Certificação robótica

Fernando A Medeiros | 28/03/2024 às 09:42

Já realizei todas as etapas para realização da cirurgia robótica Gostaria de me certificar

Fernando A Medeiros | 28/03/2024 às 09:40

Já fiz todas as etapas para certificação da cirurgia robótica Gostaria de me certificar



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.