Inauguração do centro de treinamento em cirurgia robótica - IRCAD Rio

Cirurgia Robótica, Cursos e Capacitações
Tempo de leitura: 2 minutos

Dia 11 de dezembro de 2018 o IRCAD Rio inaugurou o Primeiro Centro de Treinamento em Cirurgia Robótica no Brasil em parceria com a Strattner e Intuitive. Até então, essa etapa do processo de certificação de cirurgiões era realizado nos Estados Unidos. Com a inauguração o processo de certificação fica mais fácil uma vez que não se faz mais necessário realizar viagens internacionais. Além disso, o Centro de Treinamentos oferece a opção da cerificação em inglês, português ou espanhol a fim de abranger não somente cirurgiões brasileiros.

No dia 8 de fevereiro de 2019, o Dr. Alexandre Grieco, urologista do Hospital Beneficiência Portuguesa - SP, foi o primeiro a concluir a certificação em cirurgia robótica no Brasil. E em sequencia o Dr. Pedro Osorio, cirurgião geral do Hospital Mater Dei - BH também completou sua certificação.

Como funciona o processo de certificação em cirurgia robótica?

O processo de certificação começa pela indicação do hospital que possui o sistema da Vinci instalado. Além disso, é necessário realizar um treinamento em um simulador robótico e treinamento prático (in service) acompanhado por um representante da Strattner.

A etapa realizada no centro de treinamento é acompanhada por um treinador certificado pela Intuitive com duração aproximada de 8 horas e permite aos cirurgiões praticar e desenvolver através de vários exercícios, os conceitos de posicionamento dos portais, Docking, manipulação dos instrumentos EndoWrist e técnicas de retração e sutura, entre outros, independentemente da sua especialidade.

Nos seus primeiros procedimentos o cirurgião recém certificado deverá ser acompanhado por um profissional mais experiente (Proctor) a fim de compartilhar experiências clínicas e reforçar o adequado uso da tecnologia.

 

Objetivo do treinamento

O principal objetivo de concluir todas as etapas de treinamento é garantir o aprendizado e prática das habilidades robóticas necessárias para utilizar de maneira segura e eficiente o sistema cirúrgico da Vinci.


Se você possui interesse em realizar a certificação, entre em contato conosco.

Aproveite para assistir a nossa playlist com conteúdos sobre Cirurgia Robótica:

Comentários

ROSELI R FERREIRA | 17/08/2021 às 15:09

Boa tarde. Sou instrumentadora, gostaria de fazer o curso de instrumentação em cirurgias robóticas. Sou instrumentadora de cirurgias por VLPC, da ginecologia e algumas da cirurgia geral. Gostaria de informações sobre o curso. Duração, conteúdo, cidade onde acontece o curso e valores. Trabalho como auxiliar de enfermagem no hospital Pérola Byington. Sou instrumentadora de equipes da ginecologia. Cirurgias realizadas em hospitais particulares. Fico no aguardo. Att. Roseli Ferreira



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts
relacionados

Programa de Certificação em Cirurgia Robótica por Equivalência do Hospital Felício Rocho colhe frutos até em outros países. Veja depoimento!

Cirurgia Robótica

08/02/2021


Programa de Certificação em Cirurgia Robótica
Tempo de leitura: 2 minutos

Programa de Certificação em Cirurgia Robótica por Equivalência do Hospital Felício Rocho colhe frutos até em outros países. Veja depoimento!

Leia mais
Confira o depoimento do Dr. Antonio Macedo, responsável por mais de 600 procedimentos cirúrgicos robóticos no Brasil.

Cirurgia Robótica

17/04/2018


Cirurgia robótica completa 10 anos no Brasil
Tempo de leitura: 2 minutos

Confira o depoimento do Dr. Antonio Macedo, responsável por mais de 600 procedimentos cirúrgicos robóticos no Brasil.

Leia mais