Ultrassom aplicado na Coloproctologia

Coloproctologia
Tempo de leitura: 4 minutos

Veja como a BK Medical e a Strattner contribuem na Coloproctologia

 

Coloproctologia e endossonografia anorretal

A coloproctologia é uma especialidade médica cirúrgica, que realiza o estudo das doenças do intestino grosso, do reto e ânus. Compreende também uma série de procedimentos de diagnóstico, como a colonoscopia, a manometria e a ultrassonografia endorretal. Vamos nos ater apenas à ultrassonografia endorretal.

Na aplicação em coloproctologia, as imagens do ultrassom BK Medical auxiliam os médicos na visualização de detalhes da anatomia anorretal – normal ou não – como lacerações do esfíncter anal, fístulas, câncer retal e outras condições adversas do colon e reto.

O ultrassom endorretal 2D e 3D, ou endossonografia retal, nos permite ver a invasão de um tumor retal, diferenciar entre lesões benignas e câncer retal em fase inicial e, ainda, se mostra útil no acompanhamento do câncer retal. Quando comparado ao 2D, o ultrassom endorretal 3D torna-se bastante vantajoso, pois a imagem pode ser salva e estudada em diferentes planos após o exame.

A endossonografia anorretal 3D amplia a utilidade da endossonografia anal. Os dados de um conjunto de imagens 2D, adquiridas com um espaçamento mínimo entre elas, são combinados para criar uma imagem em 3D que possa ser girada livremente e fatiada para permitir que o operador obtenha o maior número de informações possíveis dos exames. Depois disso, os dados armazenados em um arquivo originado na aquisição podem ser analisados a qualquer momento.

A reconstrução 3D baseia-se na aquisição de um elevado número de imagens transaxiais paralelas adquiridas por um movimento de precisão do conjunto de cristais no interior do transdutor anorretal 3D. O sistema integrado de aquisição 3D de alta resolução pode ser operado com diferentes níveis de definição.

Para a aplicação anorretal 3D, configura-se um espaçamento muito pequeno entre as imagens transaxiais adjacentes. A varredura do canal anal ou da parede retal, com essa configuração, ao longo de uma distância de aquisição entre 30 e 60 mm normalmente produz de 120 a 240 fatias de imagens paralelas.

Os resultados da varredura anorretal 3D podem mudar o tratamento do paciente. É possível ver a invasão de um tumor retal, o tipo de uma fístula e a extensão da lesão do esfíncter anal. Esse conhecimento pode ser usado para mudar a metodologia cirúrgica do paciente. O diagnóstico depende menos de um examinador, pois os dados podem ser analisados por vários especialistas.

Estudos mostraram que o ultrassom endorretal é superior à RM no acompanhamento do câncer retal em fase inicial.

O ultrassom endorretal também pode diferenciar entre lesões benignas e câncer retal em fase inicial, quando é preciso tomar a decisão de realizar a microcirurgia endoscópica transanal (TEM, Transanal Endoscopic Microsurgery).

Fístulas anais

Em casos de fístula anal, é difícil e complicado criar imagens usando apenas a técnica de ultrassom 2D. Os caminhos da fístula são quase impossíveis de acompanhar, e é ainda mais difícil identificar qualquer abertura interna.

Nesses casos, o ultrassom endoanal 3D oferece uma vantagem significativa sobre o ultrassom 2D convencional. A aquisição de dados leva cerca de 60 segundos para uma varredura de alta resolução.

 

O equipamento

A obtenção de imagens de alta qualidade do canal anal e da parede retal requer algumas características próprias do equipamento de ultrassom. A tecnologia do transdutor anorretal BK Medical usado para captar imagens de alta qualidade do canal anal e da parede retal é única quando comparada aos transdutores usados para outras aplicações endossonográficas. Esse transdutor endoanal possibilita um modo de imagem de 360°. O diâmetro da ponta do transdutor é relativamente pequeno e cilíndrico, permitindo manobrá-lo no canal anal. Além disso, um conjunto de acessórios é acoplado para introduzir água para assegurar o contato acústico entre o cristal emissor de som e a parede retal.

O transdutor multifrequencial é vantajoso para criar imagens em um processo mais aprofundado no tecido. O transdutor anorretal 3D (20R3) oferece uma ampla faixa de frequência, de 20 a 3 MHz. O transdutor 3DART (X14L4) usa uma matriz sagital giratória para criar uma imagem 3D de resolução extremamente alta. Com ambos os transdutores, a aquisição da imagem em 3D é automática e nenhuma peça móvel toca o paciente.

Por fim, as possibilidades de aquisição de imagem 3D da BK Ultrasound agregam um maior valor à endossonografia anorretal. A vantagem para o paciente é coletar um amplo conjunto de dados de uma só vez. Depois disso, o médico pode estudar as informações do paciente de diversas formas, sem precisar realizar um exame de ultrassom adicional para adquirir informações clínicas em uma posição ou ângulo diferente. Além disso, um não examinador pode estudar as imagens gravadas por colegas.

Para o médico, as vantagens são claras. O equipamento de ultrassom 3D pode ser levado do consultório à sala cirúrgica, e a varredura do ultrassom pode ser realizada pré e pós-operação pelo cirurgião. O diagnóstico depende menos de um examinador, pois os dados podem ser analisados por vários especialistas. A aquisição de dados é simples e realizada sem que seja preciso mover a sonda dentro do paciente. Além disso, há uma menor necessidade de posicionar o transdutor com precisão para evitar a perda de alguma informação.

Todos os dados são capturados, permanecendo para análise posterior e de tantas vezes quantas forem necessárias.

Com vantagens tanto para o médico como para o paciente, as imagens 3D ampliam ainda mais a utilidade da endossonografia anorretal.

Comentários

Higor Velez | 09/06/2022 às 10:59

Os Transdutores da BK Medical são compatíveis exclusivamente com o Ultrassom BK Medical, portanto não podendo ser acoplado em outras marcas de Ultrassom.

Maria Luisa | 08/06/2022 às 08:51

Esse transdutor pode ser aclopado em aparelhos de us de outras marcas? Ou é necessário comprar um aparelho específico para esse transdutor 3D retal



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts
relacionados

Entenda a importância do estadiamento no tumor de reto e veja um depoimento da Dra. Sthela Regadas, coloproctologista.

Coloproctologia

24/04/2018


Tratamento do tumor de reto com ultrassom anorretal 3D
Tempo de leitura: 4 minutos

Entenda a importância do estadiamento no tumor de reto e veja um depoimento da Dra. Sthela Regadas, coloproctologista.

Leia mais
Conheça as principais aplicações do ultrassom transretal 3D, o que pode ser avaliado e maiores informações.

Coloproctologia

29/09/2017


O que é o ultrassom transretal 3D?
Tempo de leitura: 4 minutos

Conheça as principais aplicações do ultrassom transretal 3D, o que pode ser avaliado e maiores informações.

Leia mais