Treinamento em cirurgia robótica de cabeça e pescoço no Brasil

Cirurgia Robótica, Cursos e Capacitações
Tempo de leitura: 3 minutos

Acompanhar o desenvolvimento científico e tecnológico da medicina é um desafio e uma necessidade para os profissionais de saúde. Pensando nisto, a Strattner, em parceria com a Intuitive, busca a cada dia facilitar o acesso aos treinamentos em cirurgia robótica da Vinci para cirurgiões e equipes de sala.

Desde 2019, o Brasil conta com dois centros de treinamento oficiais Intuitive, em São Paulo e no Rio de Janeiro, com sistemas da Vinci de 3ª e 4ª geração, permitindo a realização de atividades para profissionais de todo o país e da América Latina.

A cirurgia robótica é uma técnica amplamente reconhecida, que oferece precisão e destreza aos cirurgiões durante sua execução, com visualização tridimensional e amplitude de movimentos. Estas vantagens são significativas para a cirurgia de cabeça e pescoço, que envolve anatomia delicada e complexa. A cirurgia robótica transoral (transoral robotic surgery – TORS) permite a ressecção endoscópica de tecidos da orofaringe, hipofaringe e laringe com excelente visualização e precisão, otimizando a obtenção de margens livres e reduzindo a morbidade do procedimento. Além do acesso transoral, o sistema da Vinci pode também ser utilizado em cirurgias de pescoço, como esvaziamentos cervicais, tireoidectomias, ressecções de tumores de glândulas salivares, com melhores resultados estéticos e funcionais.

Segundo Isabel Aguiar, gerente de marketing de cirurgia robótica na Strattner, desde o lançamento da 4ª geração de sistemas da Vinci com os modelos X, Xi e SP (modelo single-port ainda não disponível no Brasil) o número de procedimentos e de estudos sobre cirurgia robótica transoral vem aumentando progressivamente.

Com o crescente interesse dos cirurgiões de cabeça e pescoço em oferecer a cirurgia robótica da Vinci, a Strattner passa a disponibilizar no Brasil um treinamento próprio para a especialidade. O protocolo, antes oferecido apenas no exterior, permitirá o desenvolvimento de novos cirurgiões robóticos e o crescimento da técnica.

Primeiro treinamento cirurgia robótica para cirurgiões de cabeça e pescoço

treinamento-cirurgia-robotica-hospital-albert-einsten

Centro de Experimentação e Treinamento em Cirurgia – CETEC

No dia 20 de abril foi realizado o primeiro treinamento no Centro de Experimentação e Treinamento em Cirurgia – CETEC – do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. A atividade foi realizada pelo Dr. Augusto Riedel Abrahao, conduzida pelo especialista de treinamento Sebastian Escobar e o cirurgião instrutor Dr. Renan Lira, coordenador da pós-graduação de cirurgia de cabeça e pescoço do Hospital Israelita Albert Einstein.

especialista-em-treinamento-de-cirurgia-robotica

A implementação do treinamento para cirurgiões de cabeça e pescoço foi um processo bastante desafiador, e só foi possível com o apoio das equipes de treinamento Intuitive da Espanha e do Japão, que por vários meses, dividiram conosco todo o conhecimento, o que permitiu a preparação dos times de veterinários, treinadores e demais envolvidos”, relata Sebastian Escobar, especialista de treinamento em cirurgia robótica da Strattner, que conduziu esta primeira atividade.

 



Segundo o cirurgião instrutor Dr. Renan Lira, o treinamento é um marco para a especialidade no Brasil e na América Latina, e permitirá o acesso dos cirurgiões de cabeça e pescoço ao sistema robótico da Vinci, que consequentemente levarão os benefícios da técnica a mais pacientes.

 

Além disso, o Dr. Augusto Abrahao, primeiro cirurgião habilitado pelo projeto, ressalta a importância de cada etapa percorrida durante o processo de habilitação, incluindo treinamento teórico e prático, com simulação e uso de tecido vivo, para o desenvolvimento das habilidades e evolução na prática da cirurgia robótica, que possui benefícios amplamente reconhecidos na cirurgia de cabeça e pescoço.

treinamento-em-cirurgia-robotica

Centro de Experimentação e Treinamento em Cirurgia – CETEC

De acordo com Thaíssa Queiroz, gerente de treinamento em cirurgia robótica, assim como ocorreu em outras especialidades médicas, estima-se que com a viabilização dos treinamentos no Brasil, o número de cirurgiões robóticos em cabeça e pescoço aumente exponencialmente, beneficiando inúmeros pacientes, que terão acesso a todos os benefícios que a cirurgia minimamente invasiva pode oferecer, com segurança e eficácia.

Saiba mais sobre a cirurgia robótica, baixe o e-book.

 

Aproveite para assistir a nossa playlist com conteúdos sobre Cirurgia Robótica:

 

Comentários

LUIS FREIRE | 18/05/2022 às 12:24

soy ginecologo y quisiera saber si tienen cursos de entrenamiento para cirugia robotica ginecologica y su costo.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts
relacionados

Entenda mais sobre a regulamentação da cirurgia robótica e como a Strattner pode apoiar a capacitação dos cirurgiões robóticos no Brasil

Cirurgia Robótica

11/04/2022


CFM regulamenta a cirurgia robótica no Brasil
Tempo de leitura: 3 minutos

Entenda mais sobre a regulamentação da cirurgia robótica e como a Strattner pode apoiar a capacitação dos cirurgiões robóticos no Brasil

Leia mais
A mais de 10 anos no Brasil, a cirurgia robótica já contribui para um grande avanço nos procedimentos minimamente invasivos do país.

Cirurgia Robótica

11/06/2021


Inovação contínua na cirurgia robótica no Brasil
Tempo de leitura: 3 minutos

A mais de 10 anos no Brasil, a cirurgia robótica já contribui para um grande avanço nos procedimentos minimamente invasivos do país.

Leia mais
O tratamento para obesidade evoluiu. Veja o que você precisa saber sobre a cirurgia bariátrica robótica com o sistema da Vinci.

Cirurgia Bariátrica

11/03/2021


Cirurgia Robótica para o tratamento da obesidade
Tempo de leitura: 3 minutos

O tratamento para obesidade evoluiu. Veja o que você precisa saber sobre a cirurgia bariátrica robótica com o sistema da Vinci.

Leia mais