CFM regulamenta a cirurgia robótica no Brasil

Cirurgia Robótica
Tempo de leitura: 5 minutos

Entenda mais sobre a regulamentação da cirurgia robótica e como a Strattner e a Intuitive podem apoiar a capacitação dos cirurgiões robóticos no Brasil

 

O dia 28 de março de 2022 se tornou um grande marco para a medicina do país. Nesta data, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a Resolução nº 2.311/2022, regulamentando a cirurgia robótica no Brasil. “Tal procedimento está presente no Brasil há mais de dez anos e evolui de forma bastante expressiva, mas, apesar disto, não havia regulamentação específica relacionada ao desenvolvimento da técnica no país”, explica Thaíssa Miyake, Gerente de Treinamento em Robótica da Strattner, “O conhecimento clínico é imprescindível para o sucesso do método e, por isso, era necessário o envolvimento do CFM e das sociedades médicas”.

A cirurgia robótica é considerada uma importante opção terapêutica e, para garantir o uso de forma segura e efetiva, o treinamento completo e adequado de todos os envolvidos em sua utilização é fundamental. “A evolução da técnica segue constante, e a regulamentação permitirá desenvolvimento de novos centros de capacitação, aumentando a disponibilidade da prática para cirurgiões e para pacientes", afirma Thaissa. Segundo a resolução, o procedimento pode ser realizado apenas por médico portador de Registro de Qualificação de Especialista (RQE) no Conselho Regional de Medicina (CRM) na área cirúrgica relacionada ao procedimento. Além disso, o especialista deve realizar treinamento específico em cirurgia robótica durante a residência médica, ou uma capacitação voltada para a realização do procedimento.

As diretrizes do passaporte de formação e treinamento na tecnologia da Vinci recomendam atividades que auxiliam a equipe médica a desenvolver o conhecimento necessário para utilização do sistema robótico, de acordo com a resolução do CFM. Entenda as etapas da capacitação em cirurgia robótica e como a Strattner, juntamente com a Intuitive, apoia o desenvolvimento dos cirurgiões robóticos no Brasil:

cirurgia-robotica-treinamento

Treinamento básico

A primeira fase constitui o treinamento inicial, teórico e prático (específico para cada plataforma robótica disponível), adaptação à plataforma robótica através de, no mínimo,20 horas de simulação, objetivando o desenvolvimento de habilidades psicomotoras.

Treinamento Avançado

Nesta etapa, o especialista é capacitado como cirurgião principal na cirurgia robótica, sob a supervisão de um cirurgião-instrutor, que orientará no manejo técnico do sistema em, no mínimo, dez procedimentos.

Como apoiamos?

O treinamento na tecnologia da Vinci é dividido em algumas fases, englobando conhecimento na tecnologia, treinamento de habilidades e educação continuada. “A experiência dos cirurgiões habilitados pela Strattner e suas curvas de aprendizado foram essenciais para determinar algumas etapas do processo”, comenta Thaíssa.

Confira abaixo cada uma delas:

 

treinamentos-cirurgia-robotica

A fase I do treinamento da Vinci corresponde à introdução à tecnologia, envolvendo atividades que desenvolvem familiaridade do cirurgião com o sistema da Vinci. O contato com a tecnologia viabiliza o entendimento de seus recursos e suas capacidades, além da observação de vídeos e casos permite compreender aplicações clínicas e técnicas.

Na fase II, o cirurgião tem acesso ao treinamento on-line, de forma a compreender melhor os recursos do sistema da Vinci. Na sequência, o profissional realiza o treinamento prático sobre as funções da plataforma da Vinci, e desenvolve habilidades com auxílio de simulador e do próprio sistema robótico. A visita ao centro de treinamento permite a realização de um dia prático com diversas atividades, incluindo exercícios em tecido vivo.

Já a fase III consiste na integração da tecnologia da Vinci e a prática cirúrgica, com início dos procedimentos orientados por cirurgião instrutor. A avaliação dos resultados e o alinhamento constante da equipe permitem a melhoria constante da performance clínica.

Por fim, seguimos apoiando o cirurgião em seu desenvolvimento contínuo na fase IV. Oferecemos treinamentos avançados em diversas especialidades, liderados por cirurgiões experientes, permitindo a otimização da técnica e a discussão de melhores práticas no uso da tecnologia.

A parceria Strattner e Intuitive já formou turmas de cirurgia robótica nos principais centros médicos do Brasil. Além disso, em 2018, houve a inauguração do primeiro centro de treinamento oficial Intuitive no país. Hoje temos duas unidades, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

dados do brasil em cirurgia robotica

O que mais oferecemos?

É crescente o número de programas de residência e fellowship que incluem a cirurgia robótica como parte do currículo. Desta forma, a Strattner e a Intuitive apoiam os centros acadêmicos no desenvolvimento de novos cirurgiões da Vinci, através do Programa de Certificação em Cirurgia Robótica por Equivalência, incluindo conhecimento na tecnologia e o conhecimento clínico. O programa contempla diversas etapas, como realização dos módulos on-line, treinamento prático (in-service), simulação e participação em casos da Vinci como primeiro assistente e cirurgião de console.

Certificacoes-em-cirurgia-robotica

Além disto, sabemos que o sucesso de um programa robótico depende não só do cirurgião, mas do treinamento completo e adequado de todos os envolvidos. Por isso, desenvolvemos também capacitações para engenharia clínica, equipe de central de materiais, enfermeiros, instrumentadores e coordenadores de sala, permitindo assim que todos conheçam a tecnologia da Vinci e entreguem os melhores resultados ao paciente, com segurança, eficiência e eficácia.

A plataforma Intuitive Learning apoia o desenvolvimento das equipes na educação continuada, fornecendo:

• +150 planos de aprendizagem nas tecnologias disponíveis;
• +180 vídeos de treinamento nas tecnologias;
• +30 vídeos de procedimentos realizados com auxílio do sistema da Vinci.

A ferramenta também é integrada ao simulador SimNow, permitindo o gerenciamento integral do treinamento do cirurgião, com acompanhamento da performance de simulação, customização de qualificações para desenvolvimento de habilidades básicas, avançadas e, até, simulação de procedimentos completos.

 

simnow na cirurgia robótica

A regulamentação da cirurgia robótica e as diretrizes para o treinamento dos cirurgiões trazem grandes benefícios para a técnica em nosso país, e apoiam o seu desenvolvimento. Nos orgulhamos por fazer parte desse momento e colaborar com o treinamento de todas as equipes dos programas da Vinci no Brasil.

Para saber mais sobre os treinamentos desenvolvidos pela Strattner e pela Intuitive, clique aqui ou entre em contato com um de nossos representantes.
Conheça a regulamentação da cirurgia robótica na integra no link.

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts
relacionados

A mais de 10 anos no Brasil, a cirurgia robótica já contribui para um grande avanço nos procedimentos minimamente invasivos do país.

Cirurgia Robótica

11/06/2021


Inovação contínua na cirurgia robótica no Brasil
Tempo de leitura: 5 minutos

A mais de 10 anos no Brasil, a cirurgia robótica já contribui para um grande avanço nos procedimentos minimamente invasivos do país.

Leia mais
Entenda quais são as principais doenças que podem ser tratadas utilizando a tecnologia da cirurgia robótica da Vinci.

Cirurgia Robótica

23/03/2021


Cirurgia robótica na urologia - Entenda como funciona
Tempo de leitura: 5 minutos

Entenda quais são as principais doenças que podem ser tratadas utilizando a tecnologia da cirurgia robótica da Vinci.

Leia mais
Programa de Certificação em Cirurgia Robótica por Equivalência do Hospital Felício Rocho colhe frutos até em outros países. Veja depoimento!

Cirurgia Robótica

08/02/2021


Programa de Certificação em Cirurgia Robótica
Tempo de leitura: 5 minutos

Programa de Certificação em Cirurgia Robótica por Equivalência do Hospital Felício Rocho colhe frutos até em outros países. Veja depoimento!

Leia mais