O Outubro Rosa é um movimento internacional que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com a Dra. Márcia Penteado, Médica Assistente do Núcleo de Endoscopia Ginecológica do Hospital Pérola Byington, somente neste ano são esperados mais de 66 mil novos casos da doença no país. Em 2019, 18 mil mulheres brasileiras perderam a vida devido à comorbidade.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o objetivo da campanha deste ano é fornecer informações a respeito da doença e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento.
O câncer de mama é multifatorial. No entanto, é possível destacar algumas características de risco, tais como: o envelhecimento, o histórico familiar, o consumo de álcool, o excesso de peso, a prática de atividade física insuficiente e a exposição à radiação ionizantes, de acordo com as informações do INCA.
Dra. Márcia explica que, apesar de existirem grupos de risco, todas as mulheres podem desenvolvê-lo. “Mais uma vez, eu reforço: faça o diagnóstico precoce porque ele salva vidas”.
Que tal se juntar a nós nessa luta contra o câncer de mama?
Saiba mais: Instituto Nacional de Câncer
Deixe um comentário