Entenda tudo sobre a histeroscopia diagnóstica

Ginecologia
Tempo de leitura: 2 minutos

A palavra histeroscopia tem origem do grego, onde hystéra significa útero e scopia significa ver, ou seja, “ver dentro do útero”. A histeroscopia surgiu devido a uma necessidade de se entender o que ocorria dentro do útero.

Portanto, a histeroscopia diagnóstica é um exame realizado toda vez que se suspeita de algum problema dentro do útero, tais como: pólipos, miomas, aderências, malformações uterinas, restos placentários, DIU perdido (no qual o médico não visualiza o fio do DIU), sangramentos uterinos anormais, cânceres de endométrio e infertilidade.

Para a realização da histeroscopia diagnóstica, o médico utiliza um histeroscópio rígido (tudo que contém um conjunto de lentes) acoplado a uma câmera, a uma fonte de luz e a um sistema de vídeo. Este conjunto é que vai gerar a imagem, uma vez que o histeroscópio é colocado dentro do útero.

Portanto, para a realização do exame, a paciente não deve ter atraso menstrual e nem pode estar menstruada. O exame é realizado em ambiente ambulatorial, sem a necessidade de anestesia. Após a paciente ser colocada em posição ginecológica, um histeroscópio rígido (aparelho que permite a visão interna do útero) é introduzido através do orifício externo do colo, percorrendo seu caminho por todo o colo até atingir a cavidade uterina. Como a cavidade uterina encontra-se fechada, utiliza-se soro fisiológico 0,9% para distendê-la. Durante o exame, caso haja necessidade, realiza-se uma biópsia (retirada de um pequeno fragmento) do endométrio.

 

Ponto de Vista – do especialista

Dr. Thomas Moscovitz

Dr. pela Faculdade de Medicina da USP. Coordenador do serviço de histeroscopia da faculdade de Medicina do ABC. Secretário da Comissão Nacional de Endoscopia Ginecológica da FEBRASGO e da SBE.

 

Você já viu um Histeroscópio?

O Histeroscópio é o conjunto de instrumentais, que se encaixam entre sí, para a realização da Histeroscopia. É por meio dele que o médico consegue visualizar a cavidade intrauterina, diagnosticar doenças e realizar alguns tratamentos locais.

Por ser um procedimento ambulatorial e sem anestesia, muitas pacientes ficam receosas em realizar o procedimento, por diversos motivos individuais de cada mulher. Estamos aqui para te contar um pouco mais sobre esse instrumental e principalmente, te ajudar a se sentir segura para realizar o procedimento!

histeroscópio

O Set de Bettocchi é um histeroscópio amplamente reconhecido no mercado da ginecologia. Ele possui apenas 5 milímetros de diâmetro externo e com uma ponta ovalada atraumática, ou seja, é um instrumental muito pequeno que será inserido no seu canal vaginal. Além disso, dispõem de uma ótica com tecnologia HOPKINS, com alta tecnologia e qualidade de imagem, que possibilita uma melhor visualização de todas as estruturas internas durante o exame para sua maior segurança.

O Set de Bettocchi é um instrumental exclusivo da fabricante alemã KARL STORZ e está disponível em diversos hospitais, centros médicos e clínicas de histeroscopia pelo Brasil!

 

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts
relacionados

A Fetoscopia é um procedimento minimamente invasivo realizado durante a gestação para avaliar, diagnosticar e/ou tratar o feto.

Ginecologia

01/07/2021


Saiba o que é a fetoscopia e seus benefícios
Tempo de leitura: 2 minutos

A Fetoscopia é um procedimento minimamente invasivo realizado durante a gestação para avaliar, diagnosticar e/ou tratar o feto.

Leia mais
Conheça as indicações e a tecnologia dos instrumentais utilizados na histeroscopia cirúrgica para o tratamento de doenças intrauterinas.

Ginecologia

07/09/2020


Histeroscopia cirúrgica no tratamento de doenças intrauterinas
Tempo de leitura: 2 minutos

Conheça as indicações e a tecnologia dos instrumentais utilizados na histeroscopia cirúrgica para o tratamento de doenças intrauterinas.

Leia mais