Saiba o que é a fetoscopia e seus benefícios

Ginecologia
Tempo de leitura: 2 minutos

Você já ouviu falar de um procedimento cirúrgico chamado Fetoscopia?

 É um procedimento minimamente invasivo realizado durante a gestação para avaliar, diagnosticar e/ou tratar o feto.

Ele é chamado de minimamente invasivo pois é feito com uma incisão muito menor do que seria feito em uma cirurgia convencional, e é realizado através de um acesso cirúrgico por via endoscópica, guiado por uma câmera e um monitor de vídeo.

Com o passar dos anos, as possibilidades para a realização deste procedimento cirúrgico aumentaram expressivamente, pois os instrumentais, equipamentos e técnicas cirúrgicas evoluíram muito, e hoje, contam com tecnologias inovadoras que proporcionam muito mais qualidade e assertividade durante esses procedimentos. O mais importante de tudo é que esses procedimentos contribuem muito para a saúde do bebê, pois tratam algumas doenças que são diagnosticadas durante a gestação.

Além disso, com a Fetoscopia, é possível trazer mais possibilidades para o tratamento de problemas congênitos complexos, que podem complicar o desenvolvimento do feto, parto ou evoluem rapidamente após o nascimento, podendo causar a morte do bebê.

 

Algumas das anormalidades congênitas que podem ser tratadas com a fetoscopia são:

  • Síndrome da transfusão Feto-Fetal (STFF);
  • Hérnia diafragmática congênita;
  • Obstrução do trato urinário;
  • Síndrome de banda amniótica;
  • Oclusão de cordão umbilical.

 

Antigamente, as cirurgias fetais eram realizadas com a abertura do abdômen da mãe, mais conhecido como cirurgia aberta. Esse procedimento é muito mais invasivo, e aumentava as chances de intercorrências durante e após o procedimento, como riscos de ruptura prematura das membranas gestacionais, infecções maternas e fetais, nascimento prematuro e até morte fetal.

O grande diferencial da Fetoscopia realizada por cirurgia minimamente invasiva, é que esses riscos são minimizados pois este procedimento é realizado por via transabdominal com uma incisão muito pequena, o que possibilita atuar com maior precisão, garantindo maior segurança da mãe, do filho e uma recuperação mais rápida.

Para a realização da Fetoscopia, é necessário um instrumental que chamamos de fetoscópio. Os fetoscópios são delicados, extremamente finos e possuem uma fibra ótica, que capta a imagem de dentro da cavidade abdominal e transmite para um monitor, onde o cirurgião consegue visualizar todas as estruturas internas expandindo as possiblidades de assertividade durante o procedimento. Além disso, a cirurgia é sempre realizada com um ultrassom, para guiar todos os movimentos médicos.

Créditos: Prof. Dr. Renato Ximenes - FMFLA

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts
relacionados

Conheça as indicações e a tecnologia dos instrumentais utilizados na histeroscopia cirúrgica para o tratamento de doenças intrauterinas.

Ginecologia

07/09/2020


Histeroscopia cirúrgica no tratamento de doenças intrauterinas
Tempo de leitura: 2 minutos

Conheça as indicações e a tecnologia dos instrumentais utilizados na histeroscopia cirúrgica para o tratamento de doenças intrauterinas.

Leia mais