Gestão de projetos para instituições de saúde

Gestão Hospitalar, Tendências
Tempo de leitura: 4 minutos

O planejamento de projeto hospitalar nunca esteve tão em evidencia como nos últimos anos.

Entretanto, os escritórios e profissionais precisam prever às demandas do momento atual tanto quanto as normas de adequação.

Gestão de projetos para instituições de saúde

Em cada instituição de saúde prevê suas próprias normativas de ambientações, como iluminação, vão livre entre as portas, entre tantos outros fatores necessários. Por vezes, por falta de conhecimento dessas normas, os profissionais e projetistas acabam perdendo o cliente ou mesmo elaborando uma gestão de projetos para clínicas de maneira pouca eficiente.

Para um projeto eficiente todas as adequações têm diferentes normatizações, desta forma, é de extrema importância o conhecimento das boas práticas de um projeto para arquitetura Hospitalar. O ótimo relacionamento com os profissionais da arquitetura é uma etapa importante para qualquer projeto.

 

Normas ABNT para instituições de saúde

As normas da ABNT são mais do que simplesmente para padronizar a fonte do texto ou o tipo de linha. As extensas bibliotecas regulamentam diversas normas nos mais variados assuntos, e em especial, a área da saúde. A ABNT atua em situações de projetos estruturais, e é aí que entra a arquitetura, sendo que para criar projetos para hospitais e outras instituições de saúde, há uma série de normas que o profissional de projetos deve saber, e cada tipo de instalação tem sua especificação regida por normas.

Ao planejar um novo projeto, o profissional tem que tem em mente por exemplo, que há um limite entre o vão livre de portas, definido pela portaria RDC-50 do MS (Ministério da Saúde), e que para elaborar um estudo para iluminação, cada ambiente tem normas definidas pela ABNT/NBB 5413 para ambientes de saúde. Por uma questão de disposição, a portaria determina os valores de iluminâncias médias e mínimas em serviço para iluminação artificial em interiores, onde se realizem atividades de comércio, indústria, ensino, esporte e outras. Essa e outras normas pode ser encontrada no Manual Prático de Arquitetura para Clínicas e Laboratórios.

Entender os princípios das normas regulamentadoras é de extrema importância, pois ao começar um projeto de arquitetura para a área da saúde, o profissional de projetos deve ter a ciência que até a iluminação da sala de atendimento, por exemplo, deve seguir uma padronização.

 

Cumprindo as regras das normas

 

ABNT

Executar todas essas normas e portarias é de suma importância para o profissional de projetos, que consegue uma maior recepção do cliente e facilidade na aprovação, quanto para os hospitais que adquirem o selo ISO, que é o selo de adequação às normas vigentes. Devido a Acreditação Hospitalar é garantido a qualidade da assistência por meio de padrões normalizados, validando sistemas de gestão hospitalar, atendimento clínico ou ambiente físico de instituições de saúde.

Portanto ter uma estrutura harmonicamente adequada, permite que a instituição e o profissional de projetos adquirem reconhecimentos no segmento e consigam obter resultados mais satisfatórios. Fornecer serviços para instituições de saúde é uma tarefa árdua, pois se faz necessário que sua concretização respeite as normas com boa dose de criatividade, sendo a concepção o maior resultado. As normas de Acreditação Hospitalares abrangem diversos segmentos, mesmo no que condiz com sistemas de gestão e atendimento.

 

A tecnologia aliada a concepção de projeto

O profissional de projeto deve se ater a outros fatores ao criar um projeto, que são as novas tecnologias que as instituições vêm adquirindo, visando a melhora dos processos e a forma de atender seus clientes, tanto internos quanto externos. Há Instituições preocupadas em desenvolver essas melhorias e atender uma nova padronização do consumidor, começando a se identificar com o modelo de Hospital 4.0 ou hospital digital, automatizando vários processos, incluindo o atendimento ao paciente.

As salas de espera dos hospitais e clínicas de saúde permitem uma nova configuração dos processos através dessas automatizações, onde podemos citar uma ferramenta de agendamento online, transfigurando esses espaços de espera, antes sempre lotados, em ambientes harmônicos. As tecnologias de agendamento online, permitem que o paciente agende sua consulta ou exame com mais comodidade e praticidade, permeando uma nova cultura que modifica amplamente os espaços de saúde.

Essas novas tecnologias de automatização muda o layout das salas de espera das instituições de saúde, permitindo uma gama maior de possibilidades de criação e inovação. A designação de “sala de espera” já perdeu esse contexto há tempos com a utilização dessas novas tecnologias, sendo mais um ambiente onde pode aproveitar-se do tempo extra. Dito isso, é possível proporcionar ao paciente, nos intervalos que aguarda sua consulta, uma agradável experiência de modernidade, informação e conforto.

É nesse interim que os projetos criativos tomam forma e concretização, transformando os espaços antes, frios e retos em ambientes com cores e design, sempre com a base das normatizações.

 

Construindo uma gestão de projetos para instituições de saúde

Construir novos projetos para instituições de saúde não é difícil, porém há uma série de normatizações a serem executadas. Os projetos desenvolvidos com base nessas padronizações são mais fáceis de serem aprovados. Uma vez entendido e aplicado esses conhecimentos unidos a criatividade e inovação, as chances de tornar conceituado no meio hospitalar é alto. Desta forma, a gestão por processos otimiza a concepção de novos projetos.

Temos que ter em mente que a proposta das instituições de saúde é sempre utilizar a tecnologia como ponto forte, por isso é importante entender que quando se propõem projetos onde a tecnologia está embarcada, a probabilidade de sucesso é maior ainda.

Entender durante a fase de elaboração de projetos que a tecnologia trará uma melhor percepção por parte do cliente de que a instituição está mais bem preparada para atender suas necessidades e cuidados, permitirá a instituição gerar valor aos serviços prestados com consequência de retornos de marketing atrelados a imagem visual.

Portanto, fazer a gestão de projetos com base em ferramentas normativas e regulamentadoras traz vantagens competitivas a instituição de saúde perante a concorrência, pois através dessa gestão consegue-se melhores resultados, mensurados em números pela satisfação do paciente.

Leia mais conteúdos em nosso blog.

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts
relacionados

Entenda como o design thinking pode melhorar a experiência do paciente e reduzir o tempo de espera nos centros médicos Você sabe como o design thinking pode ajudar a sua empresa? A ferramenta funciona através de um conjunto de pensamentos criativos e de negócios, e já auxilia companhias no Brasil e no mundo a criarem […]

Comportamento

17/12/2021


Design Thinking aplicado nos serviços de saúde
Tempo de leitura: 4 minutos

Entenda como o design thinking pode melhorar a experiência do paciente e reduzir o tempo de espera nos centros médicos Você sabe como o design thinking pode ajudar a sua empresa? A ferramenta funciona através de um conjunto de pensamentos criativos e de negócios, e já auxilia companhias no Brasil e no mundo a criarem […]

Leia mais
Com a revolução tecnológica alguns dispositivos estão com os dias contados, não apenas dentro das nossas casas e escritórios, mas também nos hospitais.

Videocirurgia

10/08/2021


Evolução da videocirurgia na área da saúde
Tempo de leitura: 4 minutos

Com a revolução tecnológica alguns dispositivos estão com os dias contados, não apenas dentro das nossas casas e escritórios, mas também nos hospitais.

Leia mais
Veja as recomendações que um Centro Cirúrgico deve possuir e qual a equipe que atua no ambiente em que procedimentos cirúrgicos acontecem.

Cirurgia Geral

10/03/2021


Centro Cirúrgico: por dentro do coração do hospital
Tempo de leitura: 4 minutos

Veja as recomendações que um Centro Cirúrgico deve possuir e qual a equipe que atua no ambiente em que procedimentos cirúrgicos acontecem.

Leia mais