Com o uso cada vez maior de tecnologias digitais dentro dos hospitais somado à grande quantidade de dados gerados dentro da instituição (assim como já citado em posts anteriores) é natural pensar em interligar essas informações de todos os ambientes hospitalares. O desafio, então, está em integrar e otimizar processos antes feitos apenas em papel, como é o caso do prontuário do paciente, controle de farmácia e imagens do centro de diagnóstico.
Nesse contexto de transformar o Hospital em Digital e torná-lo paperless, conceito que indica que não há mais processos sendo realizados em papel, a HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society) criou em 2005 a metodologia de adoção progressiva de algumas tecnologias que apoiam o processo de digitalização [1].
A HIMSS é uma associação internacional, fundada em Chicago no ano de 1960 e incentiva o uso da Tecnologia da Informação (TI) na área da saúde [1]. A metodologia desenvolvida baseia-se na adoção do prontuário eletrônico do paciente (PEP ou Electronic Medical Record, EMR) e é dividida em 8 estágios, indo do 0 até o 7, onde cada um possui requisitos específicos que os hospitais devem atender para conquistar a classificação de cada estágio. É com base nessa classificação que o hospital é certificado.
Basicamente, um hospital estágio 0 não possui nenhum tipo de sistema ou tecnologia que dê apoio à assistência ao paciente, enquanto uma instituição estágio 7 é um hospital digital, com intenso e amplo uso de tecnologias que dão suporte à assistência clínica e ao cuidado do paciente [2]. Abaixo seguem as principais especificações e passos no Nível 0 ao Nível 7 da HIMSS.
Fonte: Pixeon Folks Tic HIMSS Analytics
A HIMSS certifica e divulga apenas os hospitais com nível 6 e 7 de digitalização. Nos Estados Unidos, apenas 6% de todos os hospitais possuem a certificação Nível 7, porém esse número vem crescendo desde 2015 e a tendência é de aumentar cada vez mais. No Brasil apenas 2 hospitais possuem esse nível, o UNIMED Recife (PE) e o Hospital Marcio Cunha (MG).
Referências:
[1] Disponível em: HIMSS Analytics. Acessado em: 19/12/2017.
[2] Disponível em:Saude Business. Acessado em: 19/12/2017.
Deixe um comentário