Benefícios do cloud computing na área da saúde

Gestão Hospitalar, Videocirurgia
Tempo de leitura: 2 minutos

A medicina está se apoiando e utilizando ferramentas inovadoras e uma delas permite acesso a exanes através de Cloud Computing, diagnósticos e outros dados clínicos mais rápidos e mais precisos. Mas, antes de falarmos da aplicabilidade na saúde, o que é Cloud Computing?

Traduzindo a terminologia Cloud Computing ao pé da letra chegamos a Computação em nuvem, e nada mais é do que a capacidade de armazenar dados em computadores e servidores interligados e disponíveis na internet.

Hoje, vamos falar de um recurso que estamos utilizando diariamente, e vamos entender melhor dos conceitos para você conhecer suas funcionalidades, como utilizar e qual é o futuro dessa tecnologia.

O armazenamento dos dados em nuvem é um serviço que disponibilizará o acesso as informações de qualquer lugar do mundo e em qualquer horário, sem a necessidade de instalar programas ou de fazer download (baixar) dos arquivos, todo acesso aos arquivos é remoto realizado através da internet, por isso a insinuação “nuvem”. 

 

Agora que já sabemos o que é Cloud Computing, vamos falar de como tem beneficiado a área da sáude. 

No Brasil existe um enorme esforço das instituições hospitalares para unificar as informações da saúde dos pacientes ao PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente) de tornar essas informações online, mas esse modo online é um processo que vai levar mais um tempo...

Enquanto isso não acontece muitos hospitais estão implementando projetos para a digitalização de dados clínicos como: prescrições, exames, diagnósticos e a comunicação entre unidades e organizações dos setores. 

Essa digitalização de dados dá a oportunidade a instituição de se tornar parte da grande elite dos hospitais certificados HIMSS - Veja nosso post sobre Certificação Digital de Hospitais HIMSS.

Como os hospitais geram muitos dados, isso inviabiliza construir estruturas físicas para instalar servidores robustos, a solução está no Cloud Computing onde as instituições ganharão maior eficiência no compartilhamento das informações e todo processo passa a ser automatizado.

Hoje as cirurgias realizadas por videolaparoscopia, robótica, microscópica e convencional podem ser armazenadas em nuvem. O centro-cirúrgico da sua instituição já faz uso deste recurso de armazenamento dos procedimentos em cloud?

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts
relacionados

Conheça as soluções integradas da bk Medical para procedimentos que utilizam a cirurgia robótica da Vinci.

23/03/2020


Cirurgia robótica aliado a imagem de ultrassom em alta definição
Tempo de leitura: 2 minutos

Conheça as soluções integradas da bk Medical para procedimentos que utilizam a cirurgia robótica da Vinci.

Leia mais
Conheça o estudo sobre o impacto de um centro cirúrgico integrado em conjunto como otimizar o fluxo de trabalho nas salas cirúrgicas.

Salas Cirúrgicas

03/05/2017


A eficiência de salas cirúrgicas integradas
Tempo de leitura: 2 minutos

Conheça o estudo sobre o impacto de um centro cirúrgico integrado em conjunto como otimizar o fluxo de trabalho nas salas cirúrgicas.

Leia mais