Colecistectomia - Cirurgia de retirada de vesícula biliar

Cirurgia Geral
Tempo de leitura: 2 minutos

A litíase biliar consiste na formação de cálculos (pedras) na vesícula biliar, um órgão em formato de bexiga que se localiza na superfície inferior do fígado e é responsável pelo armazenamento da bile, secreção envolvida na digestão. O acúmulo destas formações na vesícula e nas vias biliares pode resultar em inflamação (colecistite) e obstrução, sendo indicada a colecistectomia, cirurgia para retirada deste órgão.

O que é a Colecistectomia?

A colecistectomia é o procedimento mais comum na laparoscopia, técnica minimamente invasiva que utiliza um sistema de imagens e instrumentais introduzidos no organismo através de pequenas incisões para extração da vesícula biliar. A utilização destes materiais permite menor morbidade, proporcionando redução na dor e nas complicações pós-operatórias e retorno mais rápido do paciente às atividades habituais.

 

Principais causas dos cálculos na vesícula biliar

Muitos fatores podem alterar o funcionamento das vias biliares e vesícula e predispor à formação de cálculos, como dieta rica em gorduras e carboidratos, vida sedentária, colesterol alto, diabetes, obesidade, hipertensão (pressão alta), tabagismo (fumo) etc. Embora muitos casos sejam assintomáticos, os pacientes acometidos podem apresentar febre, náuseas, vômitos e dor do lado direito superior do abdômen.


Diagnóstico da Vesícula Biliar com Cálculos

O diagnóstico usualmente é realizado por meio de uma história clínica detalhada e exame físico, além de exames de imagem como ultrassonografia. O tratamento cirúrgico é primeira escolha para doentes sintomáticos e com complicações. A cirurgia para retirada da vesícula biliar, conhecida como colecistectomia, consiste em identificar a artéria cística e o ducto cístico e ocluir as duas estruturas, de forma a permitir a excisão segura da vesícula biliar.

 

Figura 2.Colecistectomia (retirada de vesícula biliar). Fonte: Youtube

 

A Strattner é representante exclusiva da KARL STORZ no Brasil, que possui linha completa de instrumentais e equipamentos para colecistectomia laparoscópica. Conheça a linha KARL STORZ e outros produtos.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Fonte: RODRIGUES, M.A.; OLIVEIRA, V.F.F.; POVEDA, V.B. Vantagens e desvantagens da colecistectomia por videolaparoscopia. Janus, v.5, n.7, 2008.
SANTOS, J.S. et al. Colecistectomia: aspectos técnicos e indicações para o tratamento da litíase biliar e das neoplasias. Medicina (Ribeirão Preto),2008.

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts
relacionados

CPRE é um exame endoscópico que tem por objetivo detectar e tratar doenças do fígado e do pâncreas e o canal pancreático principal.

Cirurgia Geral

08/03/2018


Você sabe o que é CPRE?
Tempo de leitura: 2 minutos

CPRE é um exame endoscópico que tem por objetivo detectar e tratar doenças do fígado e do pâncreas e o canal pancreático principal.

Leia mais
Conheça as causas, diagnóstico e os principais métodos de tratamento da hérnia de hiato.

Cirurgia Geral

06/03/2018


Como funciona a cirurgia laparoscópica de hérnia de hiato?
Tempo de leitura: 2 minutos

Conheça as causas, diagnóstico e os principais métodos de tratamento da hérnia de hiato.

Leia mais