Como funciona a cirurgia laparoscópica de hérnia de hiato?

Cirurgia Geral
Tempo de leitura: 2 minutos

A hérnia consiste em uma projeção ou saída de uma estrutura por meio de uma fissura ou orifício, resultante de um defeito anatômico natural ou adquirido. Sendo assim, a hérnia hiatal é a inconsistência anatômica da região do hiato esofágico, abertura existente no diafragma por onde o esôfago atravessa a cavidade torácica e chega até a cavidade abdominal. Essa inconsistência permite que parte do estômago atravesse o diafragma e se projete para o tórax.

Figura 1. Representação de hérnia de hiato - Fonte: Saúde - Umcomo. Acesso em 30/11/2017

Causas da hérnia de hiato

As causas da doença ainda são controversas, mas estão relacionadas ao enfraquecimento do diafragma e excesso de pressão na cavidade abdominal, sendo a incidência maior em pacientes obesos e idosos. A passagem de parte do estômago para a região torácica gera alterações anatômicas importantes que impossibilitam o funcionamento normal da região de transição entre o esôfago e o estômago. Embora muitos casos sejam assintomáticos, os pacientes acometidos podem apresentar azia, eructação, dificuldade de deglutição, dor torácica e/ou abdominal, mau hálito, e refluxo gastroesofágico, provocando ânsia de vômito e tosse seca e irritativa.

 

Diagnóstico da hérnia hiatal

O diagnóstico usualmente é realizado por meio de uma história clínica detalhada e exame físico, além de exames de imagem como raio-X e endoscopia. O tratamento clínico especializado é sempre a primeira indicação para alívio dos sintomas e prevenção de possíveis complicações, através da utilização de medicamentos e mudanças nos hábitos diários, principalmente aqueles relacionados à alimentação. Entretanto, a cirurgia é opção quando houve falha do tratamento clínico.

 

Tratamento da doença

A cirurgia para tratamento de hérnia de hiato, conhecida como hiatoplastia, pode ser realizada por via laparoscópica, através de pequenas incisões por onde são inseridos os instrumentais e o endoscópio, que acoplados a um sistema de vídeo, permitem visualização e abordagem dos órgãos inseridos na cavidade abdominal. O procedimento consiste em reduzir a abertura do hiato esofágico (cardioplastia) e construir uma válvula através da movimentação do fundo do estômago, de forma a impedir que o órgão se projete novamente ao tórax (fundoplicatura).

Comentários

Paulo Maciel | 25/01/2023 às 14:37

Muito boa a explicação. Simples, objetiva e direta. Não tem como não entender

Rose | 20/01/2023 às 19:03

Ola, tenho 50 anos. Estou com hérnia de hiato e não consigo ter mais uma vida confortável. Recentemente fui internada pois não parava de vomitar e entre outros sintomas. Na tomografia falaram que a hérnia estava muito avançado Mais não fizeram cirugia. Corro risco ?



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts
relacionados