Você sabe o que é CPRE?

Cirurgia Geral
Tempo de leitura: 2 minutos

O nome é complicado: Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica ou CPRE. Trata-se de um exame endoscópico que tem por objetivo detectar e tratar doenças que acometem os ductos de drenagem do fígado e do pâncreas (as vias biliares intra e extra-hepáticas) e o canal pancreático principal.

As principais manifestações das doenças dos ductos pancreáticos e biliares são icterícia (olhos e pele amarelada), dor abdominal, febre e alterações bioquímicas nas enzimas hepáticas e pancreáticas. Esses sinais e sintomas podem ser decorrentes de cálculos e tumores biliares, tumores e cistos pancreáticos, pancreatite crônica, doenças do fígado, extravasamentos após trauma ou cirurgia e estreitamentos inflamatórios ou pós-cirúrgicos das vias biliares.

 

Ilustração da inserção do Duodenoscópio e a passagem do cateter

 

Podem ser extremamente graves com evolução por exemplo para lesões irreversíveis de fígado que podem levar à necessidade de transplante do órgão ou até mesmo óbito.
O procedimento é realizado com o auxílio de um videoendoscópio (Sistema endoscópico com uma câmera na ponta) especial, chamado duodenoscópio, que possui visão lateral. Isto objetiva a visualização de um orifício existente na segunda porção do duodeno, chamada de papila duodenal ou de Vater. Através dela introduz-se um cateter com contraste, e utilizando-se um equipamento de raio-X Portátil, poderão ser visualizados os dutos biliares e pancreáticos.

 

Imagem radiológica da árvore dos dutos biliares

Durante o exame as imagens radiológicas são interpretadas pelo médico endoscopista, muitas vezes assistido por radiologista. Dependendo do diagnóstico e da situação clínica, poderão ser realizados procedimentos adicionais visando tratamento, como a papilotomia (secção longitudinal da papila e seus pequenos músculos, visando ampliar o orifício de drenagem), retirada de cálculos com balão extrator ou cesta, dilatação de estreitamentos (estenoses) com balões ou sondas dilatadoras e drenagem biliar ou pancreática com emprego de próteses.

O exame é realizado com anestesia geral ou sedação e o paciente permanece por 1 noite em internação, recebendo alta no dia seguinte ao exame. Trata-se de procedimento altamente seguro, mas requer treinamento e destreza, aliada à experiência em Endoscopia.

 

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts
relacionados

Conheça as causas, diagnóstico e os principais métodos de tratamento da hérnia de hiato.

Cirurgia Geral

06/03/2018


Como funciona a cirurgia laparoscópica de hérnia de hiato?
Tempo de leitura: 2 minutos

Conheça as causas, diagnóstico e os principais métodos de tratamento da hérnia de hiato.

Leia mais