A Hipofisectomia transesfenoidal é a abordagem da glândula hipófise através do seio esfenoidal. Para esse acesso, o cirurgião faz uma pequena incisão ao longo do septo nasal ou sob o lábio superior. O procedimento, que faz uso do exoscópio VITOM®, é cada vez mais utilizado na medicina veterinária.
O prof. Dr. André Lacerda, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), realizou uma hipofisectomia tranfenoidal com o uso do VITOM®.
"O projeto surgiu da necessidade de realizar a hipofisectomia transesfenoidal em pequenos animais. Por ser um procedimento de alta complexidade, ainda não realizado no Brasil, reunimos uma equipe de profissionais com experiência em procedimentos complexos para nos ajudar", explica o professor.
O que é VITOM®?
O VITOM® é um instrumento óptico da KARL STORZ acoplado a um sistema de câmera de alta definição, com visualização ergonômico e projetado para muitas aplicações, tanto cirúrgicas, quanto de pesquisas, que são tradicionalmente realizadas com outros meios de visualização.
O instrumento é um exoscópio, ou seja, endoscópio posicionado fora do corpo do paciente, que, por meio da elevada nitidez, da ampliação ideal, do bom contraste e da excelente reprodução de cores, oferece condições ideais para a melhor visualização das estruturas anatômicas durante um procedimento cirúrgico", esclarece o professor.
A micro-dissecção tradicional ou os procedimentos cirúrgicos experimentais exigem que o investigador use as oculares de um microscópio estéreo ou cirúrgico para visualização. O Sistema VITOM® usa tecnologia de imagem completa de 1920x1080 para criar uma visualização imersiva, documentação e experiência de ensino, que melhora o fluxo de trabalho em todos os ambientes de laboratório.
Bélit | 25/11/2020 às 06:05
Amei seu blog :) Parabéns!!!
Deixe uma resposta