Exoscópio - Usando o VITOM na medicina veterinária

Veterinária

Hipofisectomia transesfenoidal é a abordagem da glândula hipófise através do seio esfenoidal. Para esse acesso, o cirurgião faz uma pequena incisão ao longo do septo nasal ou sob o lábio superior. O procedimento, que faz uso do exoscópio VITOM®, é cada vez mais utilizado na medicina veterinária.

O prof. Dr. André Lacerda, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), realizou uma hipofisectomia tranfenoidal com o uso do VITOM®.

"O projeto surgiu da necessidade de realizar a hipofisectomia transesfenoidal em pequenos animais. Por ser um procedimento de alta complexidade, ainda não realizado no Brasil, reunimos uma equipe de profissionais com experiência em procedimentos complexos para nos ajudar", explica o professor.

O processo, realizado na Unidade de Experimentação Animal da Universidade Estadual do Norte Fluminense, foi dividido em etapas. No primeiro momento, a equipe contou com a ajuda do Dr. Richard Filgueiras (vice-presidente do CBCAV, especialista em cirurgia), do Prof. Renato Moran Ramos (neurologia especialista em cirurgia), da Profa. Jussara Peters Scheffer (secretária geral do CBCAV e especialista em cirurgia), do doutorando Marcelo Borges (UENF), da mestranda Tainara Micaele (UENF), dos mestrandos Hércules Lúcio Gomes (especialista em cirurgia) e Thiago Henrique. Houve, ainda, a participação da neurocirurgiã Doralice Leite na elaboração e execução dos estudos. Para Lacerda, o apoio da Strattner foi fundamental na realização do procedimento. “O uso do exoscópio VITOM viabilizou os procedimentos que foram realizados por via transesfenoidal com acesso a hipófise removida. O VITOM® proporciona um excelente desempenho na hipofisectomia. Fácil de usar e ergonômico, permite uma boa visualização da hipófise, com excelente definição de imagem, suprimindo a necessidade do uso do microscópio e sua lente, o que dificulta o procedimento, bem como o uso de lupas cirúrgicas. A imagem transmitida pelo VITOM® permite uma melhor interação da equipe e mais segurança na execução da cirurgia.”  

O que é VITOM®?

O VITOM® é um instrumento óptico da KARL STORZ acoplado a um sistema de câmera de alta definição, com visualização ergonômico e projetado para muitas aplicações, tanto cirúrgicas, quanto de pesquisas, que são tradicionalmente realizadas com outros meios de visualização.

O instrumento é um exoscópio, ou seja, endoscópio posicionado fora do corpo do paciente, que, por meio da elevada nitidez, da ampliação ideal, do bom contraste e da excelente reprodução de cores, oferece condições ideais para a melhor visualização das estruturas anatômicas durante um procedimento cirúrgico", esclarece o professor.

micro-dissecção tradicional ou os procedimentos cirúrgicos experimentais exigem que o investigador use as oculares de um microscópio estéreo ou cirúrgico para visualização. O Sistema VITOM® usa tecnologia de imagem completa de 1920x1080 para criar uma visualização imersiva, documentação e experiência de ensino, que melhora o fluxo de trabalho em todos os ambientes de laboratório.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×