Utilizando o videolaringoscópio na Cirurgia Bariátrica

Anestesia
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Brasil é o segundo maior país em número de cirurgias bariátricas por ano, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, e hoje estima-se que 7 milhões de brasileiros possuem indicação para esse tipo de abordagem cirúrgica. Apenas esse ano, já foram realizadas em torno de 95 mil cirurgias bariátricas e necessariamente é realizada a anestesia geral para estes procedimentos.

A obesidade é considerada um indicador de via aérea difícil, uma vez que, devido às próprias particularidades anatômicas desses pacientes, muitas vezes se faz necessário um posicionamento especial (por exemplo em decúbito lateral) o qual dificulta o gerenciamento das vias aéreas. Devido à dificuldade de intubação desses pacientes, o cancelamento das cirurgias bariátricas é relativamente alto, o que gera um custo ao hospital, assim como um desconforto ao paciente e equipe médica. Daí a importância dos hospitais possuírem dispositivos adequados e que promovam segurança para a anestesia geral.

Apesar do padrão ouro para via aérea difícil ser a intubação por flexível e com o paciente acordado, com o desenvolvimento do videolaringoscópio é possível diminuir de forma significativa o uso dessa técnica e aumentar a segurança do paciente.

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts
relacionados

Nessa matéria a dra. Cláudia Lütke, coordenadora do VAS - Via Aérea Segura, aborda o uso do fibroscópio aplicado na anestesia.

Anestesia

25/11/2017


Fibroscopia Aplicada à Anestesia - por Dra. Claudia Lutke
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nessa matéria a dra. Cláudia Lütke, coordenadora do VAS - Via Aérea Segura, aborda o uso do fibroscópio aplicado na anestesia.

Leia mais