Primeira turma de residentes em certificação para cirurgia robótica do INCA

Cirurgia Robótica, Cursos e Capacitações
Tempo de leitura: 2 minutos

Equipe de cirurgia de cabeça e pescoço do INCA comemora primeira turma de residentes em certificação em cirurgia robótica

Desde o século passado, o serviço de cirurgia de cabeça e pescoço do Instituto Nacional de Câncer (INCA) se estabeleceu como o maior e o mais antigo formador de especialistas na área de oncologia cirúrgica no Brasil. O currículo de residência, com programa teórico bem estruturado e prática relacionada a técnicas cirúrgicas avançadas, agora inclui a certificação em cirurgia robótica.

 “Oferecer aos cirurgiões em formação a oportunidade de acompanhar cirurgiões robóticos experientes, discutir indicações e contraindicações, atuar como cirurgiões assistentes, acompanhar o pós-operatório imediato e tardio, atuar no manejo de complicações pós-operatórias em um serviço público, referência em cirurgia robótica oncológica, motivou a implementação do projeto”, afirma Dr. Fernando Dias, coordenador do programa.

Dra. Paula F. M. Carminatti, Marcela Mendes, Enfa. Ana Paula Duro, Dr. Fernando Dias, Dra. Jéssica Marquet Silva e Dr. Pedro Henrique E. Gonçalves.

O projeto de certificação em cirurgia robótica para residentes funciona em parceria com a Strattner e a Intuitive, permitindo a habilitação de novos cirurgiões robóticos dentro do INCA. Dr. Fernando também ressalta a importância do envolvimento da equipe da Strattner, representada pela Marcela Mendes, executiva de vendas, e da equipe do centro cirúrgico do hospital, representada pela Enfa. Ana Paula Duro para a viabilidade do projeto: “Foram fundamentais neste processo”.

A primeira turma de residentes de cirurgia de cabeça e pescoço em certificação em cirurgia robótica também comentou sobre a importância do projeto: “É uma honra incrível. Podemos entrar no mercado de trabalho como profissionais mais completos e capacitados”, afirma Dra. Jéssica Marquet Silva.

“A tecnologia robótica aumenta o leque de técnicas do cirurgião, e lesões que anteriormente eram contraindicadas para ressecção, agora se tornam passíveis de abordagem. Oferecer esta alternativa nas redes pública e privada é oferecer o melhor tratamento possível aos doentes”, comenta Dra. Paula F. M. Carminatti.

Dr. Pedro Henrique E. Gonçalves reforça a importância do uso da tecnologia e as expectativas para os próximos anos: “A cirurgia robótica vem quebrando paradigmas na cirurgia de cabeça e pescoço, permitindo acesso a regiões em que o acesso convencional é muito difícil e mórbido ao paciente. Acredito que a cirurgia robótica terá um papel cada dia maior.”

Parabenizamos a equipe do INCA pelo pioneirismo e dedicação à formação de novos especialistas na área da cirurgia robótica, com a certeza de que será um grande diferencial no currículo destes cirurgiões.

Comentários

Manfredo M S Silva | 29/01/2022 às 20:04

A tecnologia a cada dia soma seus conhecimentos à àrea médica, proporcionando evoluções que visam, em última análise, o benefício das famílias e, especialmente, no caso do INCA, àquelas de menor poder econômico-financeiro. Louvemos o INCA, sua direção pela iniciativa, e aos jovens doutores, prontos e mais preparados para continuar cumprindo a nobre missão de preservar a vida.

Emilson de Queiroz Freitas | 28/01/2022 às 17:48

Este é sem dúvida um avanço inestimavel para o curso de residencia medica em cirurgia de cabeça e pescoço do INCA. Será muito valioso não apenas para ampliar o curriculo dos próximos residentes, como oferecer mais esta importantíssima ferramenta, com capacitação para a formação em cirurgia de cabeça e pescoço.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts
relacionados

Conheça o novo endoscópio para a quarta geração de sistemas robóticos da Vinci

Cirurgia Robótica

04/10/2021


Endoscope Plus para cirurgia robótica da Vinci
Tempo de leitura: 2 minutos

Conheça o novo endoscópio para a quarta geração de sistemas robóticos da Vinci

Leia mais
A mais de 10 anos no Brasil, a cirurgia robótica já contribui para um grande avanço nos procedimentos minimamente invasivos do país.

Cirurgia Robótica

11/06/2021


Inovação contínua na cirurgia robótica no Brasil
Tempo de leitura: 2 minutos

A mais de 10 anos no Brasil, a cirurgia robótica já contribui para um grande avanço nos procedimentos minimamente invasivos do país.

Leia mais
O tratamento para obesidade evoluiu. Veja o que você precisa saber sobre a cirurgia bariátrica robótica com o sistema da Vinci.

Cirurgia Bariátrica

11/03/2021


Cirurgia Robótica para o tratamento da obesidade
Tempo de leitura: 2 minutos

O tratamento para obesidade evoluiu. Veja o que você precisa saber sobre a cirurgia bariátrica robótica com o sistema da Vinci.

Leia mais