A coledoscoscopia consiste em uma técnica endoscópica que permite a visualização das vias biliares e pancreáticas por visão direta intraluminal (interior das vias), favorecendo a identificação de lesões. As indicações clínicas desta técnica incluem o manejo da coledocolitíase, presença de cálculos nas vias biliares, e diagnóstico de estenoses e neoplasias, como colangiocarcinomas. O procedimento demonstra-se seguro e eficiente, com menor número de complicações quando comparada à colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), permitindo a visualização, realização de biópsias e intervenções como retirada dos cálculos e colocação de stents em casos de estenose.
Figura 1. Videocoledocoscópio – KARL STORZ GmbH (Tuttlingen, Germany) - Fonte: Revista Gastroenterologia México - Acesso em 30/11/2017
O videocoledoscópio flexível da KARL STORZ permite exploração das vias biliares hepáticas intra e extra-hepáticas com excelente qualidade de imagem, além de possibilitar abordagens em cálculos biliares e estenoses através do canal de trabalho. O equipamento possui tecnologia “chip on the tip”, com chip de imagem na extremidade do endoscópio, diâmetros de 2,8 e 5,3mm e deflexão contínua de até 270º.
A KARL STORZ possui instrumental específico para coledocoscopia intraoperatória, que faz parte da linha de produtos para laparoscopia, comercializada com exclusividade no Brasil pela Strattner. Conheça estas e outras soluções para videocirurgia.
Assista ao vídeo para saber mais informações sobre os instrumentais de laparoscopia da KARL STORZ.
Deixe uma resposta