Cirurgia endoscópica de coluna - por Dr. Marcus Vinicius Serra

Coluna, Ortopedia
Na busca incessante por resolutividade nas patologias de coluna de forma menos invasiva a KARL STORZ desenvolveu um sistema de câmera e vídeo que permite ao cirurgião de coluna adentrar a coluna através de um pequeno orifício. Na história da cirurgia de coluna, em especial pra hérnias discais saímos de procedimentos com grandes incisões, para que fosse possível boa iluminação e correta visualização das estruturas neurais, em um segundo momento com o advento do microscópio cirúrgico as incisões foram reduzidas significantemente, pois esse equipamento tem o poder de iluminar e magnificar as estruturas. A Cirurgia endoscópica de coluna é uma filosofia e uma quebra de paradigma, pois levamos a iluminação, a câmera e as pinças dentro de um mesmo canal de trabalho até as estruturas nervosas, tornando o procedimento mais seguro, rápido e com alta hospitalar mais precoce. A constante irrigação diminui o sangramento bem como reduz a chance de infecção no pós operatório. Existem possibilidades de adentrar a coluna por via lateral, através das cânulas transforaminal e póstero lateral ou por via interlaminar através da cânula que tem o mesmo nome.

A cirurgia endoscópica tornou-se não mais uma possibilidade para o futuro, mas uma realidade, em que os serviços que oferecem esse tipo de tratamento ultra especializado vem ganhando vulto em todo mundo.

Dr. Marcus Vinicius Serra INSC - Instituto Santista de Neurocirurgia e Coluna Professor do IRCAD América Latina em Técnica Cirúrgica de Endoscopia de Coluna Facebook: isncsantos
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts
relacionados

×