Conheça possíveis tratamentos do câncer de Bexiga

Câncer de Bexiga, Urologia
Tempo de leitura: 3 minutos

O câncer de bexiga (CaB) é a sexta neoplasia de maior incidência nos Estados Unidos, atrás apenas do câncer de pulmão, próstata, mama, cólon e linfoma. Acomete 3 vezes mais homens que mulheres e apresenta maior incidência em indivíduos acima dos 65 anos, sendo que a mortalidade aumenta proporcionalmente com a idade. Conheça possíveis tratamentos do câncer de Bexiga, além do estadiamento e diagnóstico. 

Existem 3 tipos de tumores de bexiga, a saber: carcinoma urotelial, carcinoma de células escamosas e adenocarcinoma, responsáveis por 90%, 7% e 3%, respectivamente, dos tumores de bexiga. Dependendo de suas características, estas lesões possuirão sintomas e métodos diagnósticos específicos.
Aspecto endoscópico da lesão tumoral em bexiga no câncer de bexiga
Figura 1. Aspecto endoscópico da lesão tumoral em bexiga. 

Os sintomas podem variar desde alterações miccionais (urinar mais frequentemente, dificuldade e dor na micção, presença de sangue ou muco na urina) até dores abdominais, anemia e emagrecimento progressivo.

O diagnóstico se dá por exames de imagem (ultrassonografia e uro-tomografia) e cistoscopia com avaliação histológica do material ressecado, sendo este o método considerado padrão-ouro no diagnóstico do câncer de bexiga.

Estadiamento


O estadiamento do câncer é determinado pela profundidade de invasão tumoral na parede da bexiga e o diagnóstico correto se dá pela ressecção transuretral (RTU) do tumor, realizada por via endoscópica. Para o estadiamento também realizam-se exames radiográficos e tomográficos de tórax para a investigação de metástase pulmonar.

Estadiamento das lesões tumorais de bexiga no câncer de bexiga
Figura 2. Estadiamento das lesões tumorais de bexiga

 

Diagnóstico e Tratamento do câncer de Bexiga


A ressecção transuretral (RTU) é o procedimento de escolha para o diagnóstico e tratamento de todos os tipos de lesões tumorais de bexiga. Devido ao alto índice de recidivas pós-RTU para alguns tipos de tumores mais invasivos, em alguns casos indica-se a utilização de terapias adjuvantes, como a aplicação intravesical de quimioterápicos e imunoterápicos. O sucesso deste procedimento está associado à habilidade do cirurgião, bem como à utilização de geradores de alta frequência de qualidade e de alças de ressecção específicas para utilização em bexiga.

Imagem endoscópica do procedimento de ressecção transuretral no tratamento do câncer de Bexiga
Figura 3. Imagem endoscópica do procedimento de ressecção transuretral

Para casos de tumores invasivos, o tratamento de escolha é a cistectomia radical, que consiste na completa remoção da bexiga e linfonodos adjacentes. Este procedimento pode ser feito por cirurgia aberta, videolaparoscópica e robótica. A indicação deste procedimento em tumores invasivo é justificada pelo aumento da taxa de sobrevida de 50% para 90% após cistectomia radical. 

O controle da doença após tratamento deverá ser feito de maneira periódica, de acordo com orientação médica, e se dará por cistoscopia e exames de imagem.

A Strattner possui portfólio completo para o tratamento do câncer de Bexiga, com a linha equipamentos de cirurgia robótica da Vinci.

Referência Bibliográficas:
UROLOGIA FUNDAMENTAL. Miguel Zerati Filho, Archimedes Nardozza Júnior, Rodolfo Borges dos Reis. São Paulo: Planmark, 2010. Vários colaboradores.
UROLOGIA MODERNA. Rodolfo Borges dos Reis, Stênio de Cássio Zequi, Miguel Zeratti Filho. São Paulo: Lemar, 2013.
PROTEUS: PALESTRAS E REUNIÕES ORGANIZADAS PARA A PREPARAÇÃO AO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM UROLOGIA, SBU. 2ª ed. São Paulo: Planmark; 2017. Vários colaboradores. 

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts
relacionados

A Enucleação Transuretral no tratamento do aumento benigno da próstata

Urologia

08/12/2021


Enucleação bipolar de próstata
Tempo de leitura: 3 minutos

A Enucleação Transuretral no tratamento do aumento benigno da próstata

Leia mais
Entenda quais são as principais doenças que podem ser tratadas utilizando a tecnologia da cirurgia robótica da Vinci.

Cirurgia Robótica

23/03/2021


Cirurgia robótica na urologia - Entenda como funciona
Tempo de leitura: 3 minutos

Entenda quais são as principais doenças que podem ser tratadas utilizando a tecnologia da cirurgia robótica da Vinci.

Leia mais
Conheça quais são as principais indicações e benefícios da biópsia transperineal com o uso do ultrassom. Conheça!

Ultrassom

07/01/2019


Biópsia transperineal da próstata com ultrassom
Tempo de leitura: 3 minutos

Conheça quais são as principais indicações e benefícios da biópsia transperineal com o uso do ultrassom. Conheça!

Leia mais