Biópsia transperineal da próstata com ultrassom

Ultrassom, Urologia

Conheça os diferenciais dos equipamentos de ultrassom da BK Medical, referência em eficiência na urologia, com transdutores exclusivos:

O que é a biópsias de próstata via transperineal?
A biópsia transperineal é um procedimento eletivo realizado sob anestesia geral ou espinhal, com as pernas em posição de litotomia, onde o períneo (região que constitui a base do púbis, onde estão situados os órgãos genitais e o ânus) é exposto pela elevação do escroto. Um transdutor biplanar, exclusivo da marca BK Medical, é fixado em uma base estática, e alinhado com o posicionamento de um grid, espécie de uma batalha naval. Através do exame de ultrassom, na tela do aparelho é indicada a região da lesão, de forma correspondente ao grid, que funciona como guia para que haja uma melhor assertividade na retirada do fragmento com lesão. Nesta abordagem a agulha não passa pelo reto, assim elimina a chance de infecção, septicemia e a incidência de complicações hemorrágicas pós biópsia, que é comumente observada na biópsia tradicional.

Este transdutor biplanar oferece um modo de aquisição diferenciado onde é possível adquirir simultaneamente duas imagens em tempo real – cortes longitudinais e transversais.


Quais são as indicações e benefícios da biópsia transperineal?
Com a imagem biplanar é possível verificar a posição e, principalmente, a profundidade da agulha no momento da biópsia da próstata.
- Permite maior alcance da zona periférica, onde 96% dos cânceres se desenvolvem;
- Alternativa para reduzir infecção pós biópsia;
- Reduz a incidência de complicações hemorrágicas pós biópsia;
- Indicado para pacientes com risco potencial de sepse;
- Indicado para pacientes com biópsias transretal negativas prévias, mas quem há uma suspeita contínua de câncer de próstata;
- Indicado para pacientes considerados para vigilância ativa.

 



O ultrassom da BK Medical foi destaque no Congresso Brasileiro de Urologia 2017, evento que contou com edição também em 2018 em Fortaleza / CE.

 

“... Foi muito interessante a estação da biópsia transperineal, que tem sido um hot topic nos congressos. Percebi que a estação do US transretal com o probe triplanar também chamou a atenção dos alunos, notei isso no feedback que tive deles nos dois dias em que estivemos juntos no curso.” - Dr. José Pontes

Após a realização do "Curso Prático de Biópsia de Próstata" realizado nos dias 27 e 28 de agosto durante o XXXVI Congresso Brasileiro de Urologia realizado no Centro de Convenções de Fortaleza, o urologista Dr. José Pontes Junior, comenta o sucesso do curso:

Comentários

Erica Macedo Eny | 08/04/2021 às 12:58

Dr José Pontes excelente profissional, ótimo ser humano. Parabéns pelo sucesso.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts
relacionados

Hoje com a utilização do ultrassom intra-operatório na cirurgia robótica é possível realizar a Nefrectomia Parcial de modo seguro.

Cirurgia Robótica

29/08/2017

Nefrectomia parcial guiada por ultrassom na cirurgia robótica

Hoje com a utilização do ultrassom intra-operatório na cirurgia robótica é possível realizar a Nefrectomia Parcial de modo seguro.

Leia mais