Hoje, o consumidor está mais exigente, maduro e ligado aos temas sobre saúde, tanto no universo on-line, como no off-line. O marketing digital, fortemente presente na vida de todos, tem tudo para ser um grande aliado no campo médico. Na era da conectividade, é impossível não ser afetado por ele de alguma forma, seja em redes sociais, por meio dos anúncios pagos, pelas práticas de SEO (ranqueamento nos sites de busca de modo orgânico), entre outros. Quase todo conteúdo que consumimos passa por esse universo virtual.
O mundo da medicina não é diferente nesse sentido, o marketing médico pode ser definido por um conjunto de práticas que visa aumentar a percepção dos pacientes. O processo, é claro, inclui não só a captação dessas pessoas, mas também o pós-consulta, pois uma das principais diferenças desse segmento é o tratamento dado aos clientes. O público-alvo, aqui, não se trata de alguém que deseja simplesmente adquirir um produto ou um serviço e pronto, a relação médico-paciente deve ser levada em conta, assim, uma visão humanista é necessária e fará diferença.
Outro ponto importante é estar bem atento às determinações do Conselho Federal de Medicina (CFM), que possui critérios específicos para cada tipo de publicidade, desde a relação com a imprensa, o uso de redes sociais ao material que pode ser veiculado nas rádios e tvs. Para a construção de uma imagem positiva e profissional, é imprescindível aderir a tais regras. Mais detalhes sobre essas resoluções podem ser conferidos neste Manual de Publicidade Médica, criado pela instituição.
A natureza da medicina impede, também, que o marketing digital seja realizado de maneira mais “intrusiva”, como stories impulsionados sem a segmentação feita corretamente.
Portanto, a ferramenta do marketing de conteúdo se apresenta como uma excelente estratégia digital que irá colaborar com a construção de um perfil credível e, ainda, fará com que o médico ajude os pacientes a sanarem as suas dúvidas de saúde, entre outros ganhos. Caso uma pessoa esteja buscando um gastrologista e um especialista mantenha site próprio, demonstrando conhecimento sobre o tema e entregando conteúdo, o paciente ficará mais inclinado a marcar uma consulta com ele do que com outro cuja presença digital se dá somente por um site do estilo “lista telefônica”.
Pelo mesmo motivo, é importante ter perfil ativo nas redes sociais, com informativos que possam indicar caminhos aos pacientes, mas lembre-se: nada substitui a relação médico-paciente. O marketing não é um fim em si mesmo, mas um meio de destacar entre a concorrência para conquistar mais clientes.
Assista nosso webinar sobre Marketing digital, mitos e verdades e entenda melhor como as estratégias são importantes para o mercado da saúde:
Em 2016, a equipe de Cirurgiões Cardiovasculares Seu Cardio, localizado em Florianópolis, sentiu a necessidade de divulgar novas técnicas e resultados que estavam sendo observados, assim como levar informação e tranquilidade aos pacientes, já que problemas no coração causam ainda mais nervosismo nas pessoas.
Para isso, em parceria com uma agência de marketing, foi criado um site , onde, além de informações sobre os serviços e o time, temas relacionados a esse tipo de cirurgia são abordados pelos especialistas, oferecendo explicações acerca das dúvidas mais comuns dos pacientes e familiares na forma de posts. O resultado foi de 45 mil acessos por mês, com 89% de buscas pelo Google, de modo orgânico.
Com informações da Santé Consulting
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