O que é ATM - Disfunção da Articulação Temporomandibular?

Bucomaxilo
Tempo de leitura: 2 minutos

A Disfunção da Articulação Temporomandibular (ATM) é a causa mais comum de dores faciais, cefaleias, otalgias e mialgias, quando não justificadas pelas especialidades médicas. Vários fatores podem predispor, iniciar e perpetuar os sintomas, como doenças que afetam o sistema músculo esquelético, bruxismo, ansiedade, estresse, traumas na face, etc.
Um profissional especializado pode diagnosticar clinicamente dois tipos de sintomas que são tratados de maneiras distintas: as mialgias e as artralgias ou os dois sintomas no mesmo paciente.

Mialgias: Dor e disfunção muscular, que causam os desconfortos musculares e cefaleias, alguns tipos de travamento da mandíbula por disfunção muscular , cansaço durante a mastigação entre outros sintomas musculares. 

Artralgia: Dor e degeneração dentro da articulação, que causam desconforto na região da ATM durante os movimentos de abertura e fechamento de boca, hipersensibilidade na região articular, e limitação dos movimentos mandibulares, ruídos e luxações, desvio de abertura de boca com ou sem correção. É considerada a dor que mais incapacita o paciente de desenvolver suas atividades normais.

O paciente pode apresentar sintomas musculares e articulares, de maneira aguda e crônica, além de episódios álgicos intermitentes.
Sabemos que a cronicidade das artralgias podem levar á degeneração das estruturas internas da articulação temporomandibular, gerando patologias parecidas com as do joelho, e que da mesma maneira podem ser tratadas cirurgicamente.

Dra Viviane NaddeoDra Viviane Naddeo
Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial
Clinica Pilastri Reabilitação Orofacial
Professora do IRCAD América Látina em Técnica Cirúrgica do Curso de Artroscopia da ATM
Instagram: @dravivianenaddeo
www.clinicapilastri.com.br

 

 

 

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts
relacionados

A Sialoendoscopia é uma técnica minimamente invasiva utilizada para exame e tratamento de doenças benignas das glândulas salivares.

Bucomaxilo

19/09/2020


O que é a sialoendoscopia?
Tempo de leitura: 2 minutos

A Sialoendoscopia é uma técnica minimamente invasiva utilizada para exame e tratamento de doenças benignas das glândulas salivares.

Leia mais