A Disfunção da Articulação Temporomandibular (ATM) é a causa mais comum de dores faciais, cefaleias, otalgias e mialgias, quando não justificadas pelas especialidades médicas. Vários fatores podem predispor, iniciar e perpetuar os sintomas, como doenças que afetam o sistema músculo esquelético, bruxismo, ansiedade, estresse, traumas na face, etc.
Um profissional especializado pode diagnosticar clinicamente dois tipos de sintomas que são tratados de maneiras distintas: as mialgias e as artralgias ou os dois sintomas no mesmo paciente.
Mialgias: Dor e disfunção muscular, que causam os desconfortos musculares e cefaleias, alguns tipos de travamento da mandíbula por disfunção muscular , cansaço durante a mastigação entre outros sintomas musculares.
Artralgia: Dor e degeneração dentro da articulação, que causam desconforto na região da ATM durante os movimentos de abertura e fechamento de boca, hipersensibilidade na região articular, e limitação dos movimentos mandibulares, ruídos e luxações, desvio de abertura de boca com ou sem correção. É considerada a dor que mais incapacita o paciente de desenvolver suas atividades normais.
O paciente pode apresentar sintomas musculares e articulares, de maneira aguda e crônica, além de episódios álgicos intermitentes.
Sabemos que a cronicidade das artralgias podem levar á degeneração das estruturas internas da articulação temporomandibular, gerando patologias parecidas com as do joelho, e que da mesma maneira podem ser tratadas cirurgicamente.
Dra Viviane Naddeo
Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial
Clinica Pilastri Reabilitação Orofacial
Professora do IRCAD América Látina em Técnica Cirúrgica do Curso de Artroscopia da ATM
Instagram: @dravivianenaddeo
www.clinicapilastri.com.br
Deixe um comentário