Conheça o tratamento para câncer de próstata com HIFU

Câncer de próstata
Tempo de leitura: 2 minutos

O Câncer de Próstata é a doença que mais atinge os homens no Brasil, sendo cerca de 68.000 novos casos todos os anos, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). Portanto, o acompanhamento com seu médico urologista é essencial e quando o diagnóstico do câncer acontece, é sempre um susto.

Mas com o avanço da medicina há cada vez mais opções disponíveis de tratamento, como é o caso do tratamento por ondas de ultrassom.

tratamento do câncer de próstata com hifuComo funciona o HIFU para o tratamento do câncer de próstata?
É uma técnica onde a sonda de ultrassom emite ondas de alta intensidade e focalizadas, que aquecem o tecido da próstata e “queimam” a área do tumor. E para ser mais preciso com relação à localização do tumor, o equipamento conta com fusão de imagem entre ressonância magnética e a própria imagem de ultrassom. Além disso, o médico é quem planeja e controla todo o tratamento, deixando o equipamento realizar a movimentação robótica para alcançar a área tratada. Ou seja: o procedimento é totalmente não invasivo, sem cortes e seus efeitos secundários inerentes aos tratamentos convencionais para Câncer de Próstata, são limitados pela preservação de órgãos vizinhos, como o esfíncter urinário (responsável pela continência urinária) e os nervos eretos (responsáveis pela ereção) [1].

Ela é chamada de HIFU - Ultrassom Focalizado de Alta Intensidade, está aprovada pela ANVISA e já está em uso no Brasil, na cidade de São Paulo e do rio de Janeiro. Está destinada à pacientes com doenças de baixo à médio risco e, após o procedimento, o paciente pode ter alta no mesmo dia.

Com o HIFU, o Urologista faz um tratamento sob medida de acordo com a anatomia da Próstata e os possíveis tratamentos já recebidos anteriormente, podendo decidir tratar apenas a área de tecidos cancerosos dentro da Próstata (tratamento focal), parte da próstata (hemiablação) ou a próstata completa (tratamento radical).

O planejamento com o médico urologista aliado com os movimentos robóticos e precisos do equipamento HIFU, o tratamento é executado com maior segurança e eficácia.

Converse com o seu médico sobre o tratamento HIFU e descubra mais informações através do portal HIFU-Próstata e Strattner.

REFERÊNCIAS
[1] Focal therapy with HIFU for localized prostate cancer: a prospective multicentric study. Rischmann P. et al. [358] EAU 2014.

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts
relacionados