Cirurgia endoscópica para tratamento de hérnia de disco

Ortopedia
Tempo de leitura: 2 minutos

A cirurgia endoscópica da coluna vem ganhando espaço e se mostrando uma ótima opção para tratamentos de Hérnias. Existem três acessos para a realização da técnica sendo: Interlaminar, Transforaminal e Posterolateral.

Na via transforaminal e ou póstero lateral existe a possibilidade do procedimento ser realizado com a participação do paciente acordado (awake spine surgery).

Iniciamos o procedimento com a introdução de uma agulha para realização da anestesia local da musculatura e da faceta. Após a confirmação da localização da agulha na parte próxima ao disco intervertebral (conferido por RX) adentramos ao disco e realizamos uma discografia associada com injeção de um corante. Introduzimos um dilatador e na sequencia a cânula de trabalho e o endoscópio. O procedimento todo realizado com a equipe médica olhando para uma tela de alta definição, identificando o disco (corado de azul) os nervos e retirando disco com o máximo de segurança. Ao final do procedimento e realizada a sutura ( em geral 1 ponto – incisão de 0,8 cm). Em geral o paciente tem alta no mesmo dia, e retorna as suas atividades em pouco tempo.

No acesso Interlaminar o procedimento e muito semelhante a tradicional microdiscectomia com a vantagem de ter uma incisão menor ( 0,8cm), menor manipulação dos elementos que protegem o nervo ( portanto menos chance de fibrose no pós operatório.

Com o auxílio do RX identificamos o espaço entre vertebras que desejamos entrar, realizamos uma incisão ( 0,8 cm) na pele e na aponeurose ( tecido que recobre os músculos), introduzido dilatador, cânula de trabalho e endoscópio interlaminar. Retiramos poucas fibras musculares acima do ligamento amarelo ( estrutura que fecha o canal onde estão os nervos) Com uma tesoura abrimos esse tecido, adentramos o canal vertebral e já conseguimos identificar os nervos ( raízes) e o disco. É possível constatar que o nervo esta solto ao final do procedimento. Ao final do procedimento e realizada a sutura ( em geral 1 ponto – incisão de 0,8 cm). Em geral o paciente tem alta no mesmo dia, e retorna as suas atividades em pouco tempo.

 

Dr. Marcus Vinicius Serra
ISNC – Instituto Santista de Neurocirurgia e Coluna
Professor do IRCAD América Latina em Técnica Cirúrgica de Endoscopia de Coluna
Facebookwww.isnc.com.br

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts
relacionados

Veja nessa matéria como funciona o procedimento de artroscopia de ombro e quais as suas principais indicações.

Ortopedia

14/08/2018


Saiba mais sobre a artroscopia de ombro
Tempo de leitura: 2 minutos

Veja nessa matéria como funciona o procedimento de artroscopia de ombro e quais as suas principais indicações.

Leia mais
Veja nessa matéria as principais indicações para o tratamento via artroscopia do quadril.

Ortopedia

17/08/2011


Saiba mais sobre a artroscopia de quadril
Tempo de leitura: 2 minutos

Veja nessa matéria as principais indicações para o tratamento via artroscopia do quadril.

Leia mais