Autoclaves Hospitalares - O que podemos esperar do futuro?

CME
Tempo de leitura: 3 minutos

Quando realizamos uma pesquisa relacionada às inovações nas áreas de tecnologias para Centro de Materiais e Esterilização (CME/RUMED/CSSD) e Controle de Infecção (Infection Control), é muito comum nos depararmos com publicações que trazem como principal agente de transformação a incorporação dos esterilizadores por métodos de baixa temperatura, tais como os de peróxido de hidrogênio e formaldeído. Muito embora esses equipamentos ganhem cada vez mais espaço nos serviços de saúde, as Autoclaves Hospitalares para esterilização pelo convencional método a vapor ainda representam recursos indispensáveis às CMEs.

Neste sentido, se avaliarmos as perspectivas de crescimento do setor, podemos questionar: será que as autoclaves hospitalares a vapor estão com os dias contados ou permanecerão sendo as protagonistas das CMEs? A resposta é simples: elas dificilmente serão substituídas e, sim, permanecerão em constante evolução!

A afirmação acima se justifica por fatores simples como:

  1. Esterilização a vapor é um método universal: mesmo com os recursos mais eficientes e rápidos de baixa temperatura, o procedimento dificilmente será substituído. A perspectiva é que estes permaneçam representando mecanismos complementares;
  2. Melhor custo benefício: mesmo com o considerável valor de investimento em uma autoclave hospitalar a vapor, do ponto de vista de custo de ciclo, o vapor dificilmente será substituído por um agente esterilizante melhor e mais barato;
  3. Disponibilidade: com exceção dos serviços ambulatoriais e de pequeno porte, é raro nos depararmos com uma CME tendo uma única autoclave a vapor disponível. Isso incide na disponibilidade, pois quando um equipamento se encontra parado para manutenção, o serviço geralmente terá outro disponível, que por sua vez, minimizará o impacto na produção. Isto já não ocorre com os esterilizadores à baixa temperatura, pois geralmente contam com um único equipamento.

Entendo então as autoclaves hospitalares a vapor como itens indispensáveis aos serviços de saúde. O que podemos esperar para o futuro?

matachana-empresa-de-autoclaves-hospitalares

A MATACHANA é uma empresa com 60 anos de história e tradição, está presente nos cinco continentes, em mais de 110 países e é considerada uma das principais fabricantes de tecnologias para esterilização e controle de Infecção no mundo.

 

Como a MATACHANA atua neste segmento?

As autoclaves hospitalares a vapor MATACHANA destacam-se mundialmente por apresentarem os melhores níveis de uso e rendimento da atualidade. São equipamentos projetados para poder esterilizar um amplo espectro de materiais dentro do âmbito de processamento médico-sanitário e industrial, assim como em investigação, desenvolvimento e controle de qualidade. O design modular e o controle duplo por CLP (controle e documentação)garantem que o sistema da fabricante se adapte exatamente à área de aplicação e à carga de trabalho. Além disso, tecnologia de ponta e materiais de alta qualidade são utilizados durante a fabricação para garantir a confiança do grupo.

Entendendo que junto à entrega de um bom equipamento se faz necessária a oferta de um bom serviço de assistência técnica, a marca tem como premissa básica o seguinte conceito: ter informações rápidas e confiáveis sobre o status da máquina é essencial para minimizar o tempo de reparo e paradas. Assim, as equipes de projeto da MATACHANA, envolvidas no desenvolvimento eletromecânico das novas séries S1000 e SC500, usaram novos componentes que facilitam muito a identificação e o reparo de avarias, como grampos em montagens mecânicas e conectores rápidos em elementos elétricos e instrumentação.

blog-autoclaves

                                                                                             Série S1000                                        Série SC500

Além disso, o desenvolvimento de um software de gerenciamento exclusivo para o serviço técnico facilita todas as tarefas associadas à manutenção corretiva e preventiva. E, finalmente, considerando a era 5G e IoT, com a configuração e conexão adequadas, é possível visualizar no aparelho celular, em tempo real, informações do seu esterilizador de qualquer lugar do mundo!

Aliados a estes recursos básicos presentes nos equipamentos, a Strattner, representante e distribuidora exclusiva do GRUPO MATACHANA no Brasil, tem investido constantemente no desenvolvimento de pessoas de forma a proporcionar um excepcional serviço de assistência aos seus clientes. Com uma equipe 100% própria e dedicada exclusivamente à unidade de CME, a empresa conta com um time de especialistas, engenheiros e técnicos capacitados em sua totalidade no Centro de Educação Internacional da Matachana - MIEC e distribuídos por todo o país.

 

Ficou curioso em conhecer um pouco mais sobre nossas Autoclaves Hospitalares a Vapor e toda a estrutura de assistência ao cliente da companhia? Entre em contato com a gente

Comentários

Frederik | 08/05/2023 às 17:26

Escrevo de empresa de Direito Angolano e gostaria adquirir um autoclave a vapor de 500L, para uma unidade hospitalar pública, somos distribuidores de equipamentos hospitalares e medicamentos em Angola, e gostaríamos poder contar com a vossa empresa para fornecer este equipamento para melhor o atendimento da unidade aos seus pacientes Cirurgicos

Juaciara | 18/05/2022 às 13:49

Orçamento da menor autoclave e dimensões.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts
relacionados

Conheça os tipos de sujidade e quais são as indicações de detergente ideais para aumentar a eficiência da limpeza de instrumentais na CME.

CME

07/11/2019


Como escolher qual detergente usar na CME?
Tempo de leitura: 3 minutos

Conheça os tipos de sujidade e quais são as indicações de detergente ideais para aumentar a eficiência da limpeza de instrumentais na CME.

Leia mais
Entenda o que é a esterilização, como funciona a esterilização a vapor e quais são seus principais benefícios na CME.

CME

13/07/2017


Esterilização a Vapor: Segurança e produtividade na CME
Tempo de leitura: 3 minutos

Entenda o que é a esterilização, como funciona a esterilização a vapor e quais são seus principais benefícios na CME.

Leia mais
Investir em equipamentos eficientes pode garantir mais produtividade durante o reprocessamento de materiais médicos.

CME

14/06/2017


Como economizar tempo, espaço e aumentar a produtividade na CME
Tempo de leitura: 3 minutos

Investir em equipamentos eficientes pode garantir mais produtividade durante o reprocessamento de materiais médicos.

Leia mais