Assistentes virtuais na saúde representam avanço para tratamentos

Área de Saúde
Tempo de leitura: 2 minutos

Papel dos profissionais é fundamental mesmo com os assistentes virtuais na saúde

O avanço da tecnologia nos últimos anos trouxe repercussões para a área da saúde, assim como para outras esferas da vida em sociedade. Entre esses desdobramentos, é possível citar a implementação de assistentes virtuais na saúde, com o objetivo de otimizar a atuação dos profissionais, oferecer agilidade aos pacientes e diminuir custos das instituições do setor.

Vantagens dos assistentes virtuais na saúde

As soluções mais comuns disponibilizadas no mercado, atualmente, são softwares de inteligência artificial que auxiliam no agendamento de consultas e resposta de dúvidas triviais. Apesar disso, com o crescimento do uso de inteligência artificial generativa, outras oportunidades se apresentam, como o diagnóstico e tratamento de doenças, o atendimento direto ao público e toda a gestão de entidades, como hospitais e clínicas.

Outra possibilidade são os recursos auxiliarem na triagem e na classificação de quem espera por atendimento, possibilitando, além da agilidade, uma maior conveniência. A redução do tempo de espera é uma reclamação recorrente de quem busca por esses serviços. Um destaque adicional é a capacidade de armazenamento de dados, com fins de pesquisa, por exemplo, imprescindíveis para o avanço da prescrição de terapias em muitas frentes.

O papel dos profissionais de saúde é fundamental

premio agile 2024

Apesar das inúmeras vantagens, é importante ser categórico em relação a uma dúvida: as inovações não substituirão o papel dos profissionais de saúde humanos. Médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos e outros especialistas continuarão a ter o seu espaço no ciclo de tratamento, coexistindo com as ferramentas digitais que vêm surgindo nos últimos anos.

Os recursos serão aliados na busca por diagnósticos mais precisos e procedimentos com maior possibilidade de acompanhamento contínuo por quem vive o cotidiano do paciente. Com uma trajetória marcada pela inovação e por produtos e serviços implementados em parceria, a Strattner está preparada para ser uma aliada de profissionais e instituições de saúde nessa revolução.

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts
relacionados