Ações para garantir a eficiência da limpeza dos produtos para saúde (PPS)

CME
Tempo de leitura: 3 minutos

Leia nosso artigo completo e entenda quais ações tomar para eficiência da limpeza dos produtos para saúde (PPS)

As diretrizes para a correta limpeza dos produtos para saúde (PPS) vêm sofrendo mudanças ao longo do tempo, se adequando à novas realidades e desafios, pois já é amplamente sabido que a limpeza é a etapa mais importante do processamento dos PPS. Se houver qualquer falha nesta fase, todas as demais estarão comprometidas. Os métodos de desinfecção e/ou esterilização não são capazes de “corrigir” as falhas no processo de limpeza.

eficiência da limpeza dos produtos para saúde (PPS)

O investimento em processos de desinfecção e/ou esterilização sofisticados será perdido se a limpeza não for feita de maneira efetiva. Assim, é requerido que também haja investimento no processo de limpeza através de tecnologias, produtos de alta performance, recursos e treinamentos. Conheça ações de eficiência da limpeza dos produtos para saúde (PPS).

 

Eficiência da limpeza dos produtos para saúde (PPS)

Quando falamos da efetividade do processo de limpeza, devemos ter uma visão holística de todo o processo. Cada detalhe, variável e particularidade fazem a diferença para conseguirmos ter êxito na limpeza dos instrumentais. Gostaria de destacar aqui alguns dos pontos que devem ser observados com cuidado durante o processo de limpeza:

  • Utilização de saneantes adequados para limpeza de PPS;
    Os saneantes utilizados na limpeza de PPS devem ser produtos destinados ao uso hospitalar e devem ser definidos de acordo com o produto a ser limpo, o método de limpeza (manual ou automático) e o tipo de sujidade a se limpa (leia nossa matéria “Como escolher qual detergente usar na CME”!).

        Além disso, temos que nos atentar na correta diluição, utilização e o quão efetivo este químico está se mostrando para o processo de limpeza.

  • Ter processos bem definidos;
    É de extrema importância que, para todas as etapas, a CME tenha processos bem definidos e, tão importante quanto ter processos definidos, que todos os responsáveis sejam devidamente treinados, seguindo estes parâmetros e que todos os POPs estejam de fácil acesso a todos os envolvidos.
  • Começar a etapa de limpeza o quanto antes, evitando o ressecamento da sujidade;
    Não deixar que a sujidade resseque nos instrumentais é um desafio para a grande maioria das Centrais. O grande volume de trabalho, urgências, emergências e todos os contratempos do dia a dia, dificultam ainda mais esta etapa tão importante.

       Assim, a utilização de um agente umectante, que garanta que a sujidade presente não irá impregnar no instrumental, dificultando ou até inviabilizando a limpeza, é uma excelente alternativa!
Mas atenção, não é requerido que os umectantes para instrumentais cirúrgicos contenham enzimas pois, a presença de enzimas em meio úmido, favorecerá a proliferação dos microrganismos, o que não é, em hipótese nenhuma, requerido!

  • Ações para conservação do instrumental
    Além das ações a serem tomadas para uma limpeza efetiva, também é importante desenvolvermos procedimentos que contribuam para a conservação dos PPS.

        A correta conservação dos instrumentais médicos, otimiza os serviços prestados pelas CME e proporciona uma maior vida útil para os produtos, gerando ganhos financeiros para a instituição.
Ações simples, como lubrificação da forma correta e remoção da sujidade inorgânica (quando necessário), podem ajudar diretamente na conservação de todo o arsenal.

Conheça a Klare® - Soluções completas para CME

A Strattner possui uma linha completa de saneantes de uso hospitalar, que ajudam diretamente na correta limpeza e conservação dos PPS!
Quer saber mais? Fale com a gente!

Saiba mais sobre as legislações vigentes sobre o reuso e reprocessamento de produtos para saúde (PPS)

Comentários

Strattner | 18/08/2022 às 14:20

Obrigado pelo contato! Gostaria de te convidar para assistir a aula "Evolução e desafios para o futuro da CME", que será ministrada pela professora Kazuko, durante o Strattner On. Será uma palestra online, que acontecerá hoje (16/08), às 19h. Para participar, basta entrar no link abaixo, e fazer sua inscrição! https://on.strattner.com.br/

Leda Figueiroa | 14/08/2022 às 09:41

Sou Instrumentadora em urologia desde 1979 . Trabalho também na Clínica Urológica à qual realiza vários procedimentos cirúrgicos a nível ambulatorial. A Casa de Saúde São José é minha “casa” de trabalho diário é minha referência em qualidade, tento levar conhecimento para o meu dia a dia no cuidado com os instrumentais . Gostaria muito de ter a oportunidade de assistir mais sobre o assunto, visando a proteção individual e principalmente do paciente. Meu celular é 999893972

Glória Rocha | 14/07/2022 às 09:26

Muito boa as informações



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts
relacionados

Veja como aumentar a vida útil dos instrumentais médicos através do correto tratamento desses materiais na limpeza, desinfecção e esterilização.

CME

08/06/2022


Como aumentar a vida útil dos instrumentais médicos
Tempo de leitura: 3 minutos

Veja como aumentar a vida útil dos instrumentais médicos através do correto tratamento desses materiais na limpeza, desinfecção e esterilização.

Leia mais
Conheça os tipos de sujidade e quais são as indicações de detergente ideais para aumentar a eficiência da limpeza de instrumentais na CME.

CME

07/11/2019


Como escolher qual detergente usar na CME?
Tempo de leitura: 3 minutos

Conheça os tipos de sujidade e quais são as indicações de detergente ideais para aumentar a eficiência da limpeza de instrumentais na CME.

Leia mais
Entenda o que é a esterilização, como funciona a esterilização a vapor e quais são seus principais benefícios na CME.

CME

13/07/2017


Esterilização a Vapor: Segurança e produtividade na CME
Tempo de leitura: 3 minutos

Entenda o que é a esterilização, como funciona a esterilização a vapor e quais são seus principais benefícios na CME.

Leia mais