A importância de uma equipe multidisciplinar na cirurgia robótica

Cirurgia Robótica
Tempo de leitura: 3 minutos

Integração do time é fundamental nesse modelo de intervenção

Cada vez mais utilizada nos centros médicos como modalidade de tratamento, a cirurgia robótica se caracteriza por ser menos invasiva, mais precisa e por promover a recuperação mais rápida do paciente. Em razão da alta complexidade, é necessário contar com uma equipe multidisciplinar para o sucesso do procedimento.

Segundo Cristina Vidigal, Instrumentadora Cirúrgica e Membro da Sociedade Federal de Instrumentação Cirúrgica (SFIC), a participação e a perfeita interação dos times envolvidos são essenciais para que tudo ocorra de maneira adequada, com os componentes atuando como se fizessem parte de uma engrenagem

Como criar integração entre a equipe?

Promover treinamentos que contemplem todas as áreas é uma excelente forma de proporcionar integração, como afirma a profissional: “Assim, todos os times entenderão a realidade e as dificuldades dos demais profissionais. Reconhecer a importância de cada um e criar um ambiente saudável e positivo ajuda a aumentar a colaboração durante os processos”.

Ela pontua, ainda, que é fundamental estimular o clima de cooperação e mostrar para o time de profissionais que questionamentos e debates sobre eventuais melhorias são bem-vindos. "Com isso, é possível valorizar a opinião de todos os membros do grupo e evitar que aprimoramentos sejam ignorados ou negligenciados em virtude de uma rotina intensa”.

 

Equipes mais preparadas

De acordo com Cristina, embora desafiadora, o desenvolvimento de uma equipe multidisciplinar potencializa a atuação dos profissionais envolvidos, uma vez que os treinamentos os preparam para as mais diversas situações. Gerir o envolvimento de múltiplos times, não somente na sala cirúrgica, mas, também, na central de materiais, na farmácia, na internação e no setor administrativo é o que viabiliza a implementação e o sucesso dos programas de cirurgia robótica.

 

Programa Genesis: padronizando a excelência operacional

Com o intuito de fomentar boas práticas e o treinamento certo para apoiar os programas robóticos através da tecnologia Intuitive, a Strattner desenvolveu o Genesis, uma consultoria especializada em treinamento e educação embasada em dez anos de experiência em campo, distribuídos em 20 países e mais de 2.000 hospitais ao redor do mundo.

Um programa robótico é necessariamente estruturado com uma equipe multidisciplinar. O Genesis funciona como um facilitador para que o hospital determine como cada área contribui para a realização de procedimentos robóticos, de acordo com a sua realidade. Os representantes de cada setor estabelecem a criação de um comitê, responsável por favorecer as boas práticas do gerenciamento, determinar objetivos e supervisionar o desempenho da atividade.

"Como diferencial, realizamos um trabalho colaborativo com os líderes do hospital para entender o momento atual e os objetivos do programa. Em estreita colaboração desenvolvemos e implementamos soluções práticas customizadas que estimulem a integração das diferentes áreas envolvidas no programa robótico e protocolos de treinamento que favorecem o desenvolvimento contínuo das equipes envolvidas no programa", afirma Sebastian Escobar, Especialista Genesis – Cirurgia Robótica.

A implementação de um programa robótico aliado a uma equipe multidisciplinar traz diversas oportunidades para o hospital. Dentre elas, possibilita ganho de resultados indiretos junto a outros setores como a realização de exames de imagem antes e após a cirurgia, linha de cuidados oncológicos, aumento de fluxo de cirurgiões e outros procedimentos que antes não eram realizados, além de um novo panorama de gestão, tendo a inovação tecnológica como um dos seus diferenciais. Isso acontece, pois a cirurgia robótica é considerada um tipo de cirurgia digital geradora de dados, que podem e devem ser utilizados como norteadores na tomada de decisão e na supervisão do desempenho do programa.

Saiba mais sobre a Strattner

Comentários

Maria del Carmen | 13/12/2023 às 13:28

Excelente articulo. La integración del equipo multidisciplinario es indispensable para el correcto funcionamiento de la cirugia. Me ha gustado mucho.

Sheila | 12/12/2023 às 16:33

Parabéns pela iniciativa, de escolher profissionais de excelência para falar de um assunto de total relevância. Quero poder assisitir ao próximo evento. Como Instrumentadora Cirúrgica Robótica, tenho certeza que vai agregar muito na minha carreira.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts
relacionados