Com o intuito de reafirmar o seu compromisso com a inovação e com o desenvolvimento do da cirurgia robótica no país, a Strattner viabilizou o treinamento Brazil’s Distributor Clinical and Sales Training (BDCAST) aos seus colaboradores. O programa é resultado da parceria com a Intuitive, fabricante do sistema da Vinci, e tem como objetivo formar especialistas capazes de apoiar clientes no uso seguro e eficaz das tecnologias.
O BDCAST foi adaptado para ser realizado no Brasil com a infraestrutura da Strattner e tem duração de cerca de três meses, seguindo o modelo internacional e os princípios do treinamento oficial da Intuitive para distribuidores, mas adotou uma identidade própria ao incorporar práticas e valores da cultura da Strattner.
A capacitação acontece em Barueri, São Paulo, com o uso de plataformas presenciais e remotas, e está estruturada em quatro etapas complementares:
● Pré CAST: formato on-line no qual os participantes estudam sobre a anatomia e a terminologia médica, ciência da energia, instrumentais e outros tópicos fundamentais para o entendimento das etapas subsequentes;
● Technical CAST: fase presencial em que os integrantes analisam a fundo cada um dos produtos do portfólio Intuitive, incluindo sistemas robóticos da Vinci, instrumentais avançados e outros. As discussões envolvem recomendações para uso seguro e eficaz dos materiais;
● Clinical CAST: ciclo on-line na qual os membros repassam as principais especialidades médicas que utilizam o sistema da Vinci e as cirurgias mais comuns, discutindo cada uma das etapas realizadas durante o procedimento e as possíveis aplicações clínicas dos produtos Intuitive.
● Sales CAST: período presencial na qual os participantes estudam os princípios éticos que permeiam a relação entre os times de marketing e vendas e nossos clientes, as ferramentas Strattner e Intuitive para suporte ao processo de vendas e outras discussões que envolvem a rotina comercial.
Segundo Thaíssa Miyake Queiroz, Gerente de Treinamento em Cirurgia Robótica da Strattner, a formação foi pensada para proporcionar domínio técnico, segurança e confiança aos profissionais.

“O programa BDCAST tem uma estrutura bastante robusta e permite ao participante desenvolver conhecimento técnico e clínico a fim de interagir com o cliente de forma confiante e suportar cirurgiões e equipes de sala. Dessa forma, conseguimos garantir o uso seguro e eficaz dos produtos Intuitive, o que possibilita o melhor tratamento possível ao paciente. A tecnologia na área da saúde traz importantes progressos, mas para isso, é necessário dominar os recursos e as ferramentas disponíveis”
As etapas do programa envolvem desde o estudo da anatomia e terminologia médica, até o aprofundamento nos produtos do portfólio da Intuitive e nas especialidades cirúrgicas que utilizam o sistema da Vinci.
“Capacitar os nossos profissionais é trazer conhecimento que transforma a saúde no Brasil, fortalece o nosso compromisso com os clientes e o crescimento da cirurgia robótica da Vinci no país”, reforça.
O BDCAST começou a ser realizado no Brasil em 2024. Antes, o treinamento era oferecido apenas nos centros oficiais da Intuitive, principalmente, nos Estados Unidos e na Alemanha. De acordo com Thaíssa, as vagas disponibilizadas anualmente foram pensadas para atender todos os distribuidores Intuitive ao redor do mundo.
Contudo, o crescimento exponencial da equipe Strattner e de outros distribuidores ultrapassou o limite de oportunidades, o que gerou uma espera de participantes. Fora isso, a distância e o idioma representavam desafios logísticos de acesso aos times brasileiros. Dessa forma, a realização do BDCAST no Brasil possibilitou a ampliação do número de vagas, reduziu custos e aproximou o conteúdo da realidade cultural e operacional das equipes locais.
“O treinamento nesses países é realizado apenas em inglês, e o domínio do idioma se tornava um empecilho para o time comercial. Ao trazer esse programa ao mercado brasileiro, formamos especialistas capazes de apoiar clientes no uso seguro e eficaz das tecnologias da Vinci”, explica Thaíssa.
Na visão de Sandra Soares, Gerente de Vendas da Strattner, participar do BDCAST foi uma oportunidade de integrar experiência em campo e conhecimento técnico.
“O treinamento me tornou uma profissional mais completa ao proporcionar a união das experiências em campo com o conhecimento técnico. Hoje, tenho um olhar para meu time com mais profundidade, por conhecer detalhes de todo fluxo que envolve a atuação delas”, compartilha.
A gerente destaca que o programa vai além da técnica. “O treinamento capacita o time de vendas a compreender melhor as necessidades dos clientes ao desenvolver habilidades de escuta ativa e abordagem consultiva. Isso permite identificar desafios clínicos e operacionais de cada instituição. A capacitação também aprofunda o conhecimento técnico e clínico sobre o sistema da Vinci, o que nos permite comunicar de forma clara e convincente o seu valor clínico e tecnológico, destacando benefícios como melhores desfechos cirúrgicos, eficiência e retorno sobre investimento”, diz Sandra.
Ela relata, ainda: a aprendizagem envolve uma visão de excelência sobre o sistema.
“A forma como o programa foi construído nos habilita a entender que cada etapa de vendas precisa passar por um conjunto de ações, e elas devem ser respeitadas com o objetivo de obter resultados de excelência. Assim, o time se torna capaz de atuar como consultor estratégico, conectando as soluções da Vinci aos objetivos de cada cliente”
Juliana Rodrigues, Gerente de Contas de Robóticas da Strattner, destaca que a nacionalização do BDCAST reforça a liderança da Strattner na disseminação do ecossistema da cirurgia robótica da Vinci no Brasil. Para ela, a experiência da capacitação foi muito positiva: “Participar do treinamento BDCAST foi uma experiência marcante, intensa, produtiva e repleta de aprendizados, na qual cada minuto valeu a pena. Ela representa o nosso compromisso com o futuro da saúde”.
De acordo com Juliana, o BDCAST reforça o propósito da Strattner de transformar a assistência à saúde no país ao desenvolver um ambiente colaborativo, em que se estimula o crescimento pessoal e profissional, ao mesmo tempo em que reafirma seu compromisso com a educação médica e o avanço da tecnologia.
“Foi um momento de crescimento genuíno, em que a troca com os outros profissionais, aliada à sensibilidade dos treinadores em extrair o melhor de cada um, tornaram o processo leve e muito inspirador. Saí fortalecida, tendo ainda mais admiração pela tecnologia da Vinci e a certeza, essa jornada de conhecimento contribuiu não apenas para o meu desenvolvimento profissional, mas, também, para o propósito que me move e nos move: transformar a assistência à saúde no Brasil com tecnologia de excelência e qualidade”, conclui.
Deixe um comentário