Entenda como a inteligência artificial pode auxiliar nos serviços de saúde

Tecnologia
Tempo de leitura: 2 minutos

Tecnologia transforma cada vez mais o cotidiano nos centros médicos

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade no dia a dia de grande parte da população, os assistentes virtuais disponíveis nos celulares são exemplos disso. Na saúde, essa tecnologia também se faz cada vez mais presente, auxiliando em tratamentos, pesquisas e potencializando o atendimento ao paciente.

Um relatório intitulado Artificial intelligence index report 2022, produzido pela Universidade Stanford, da Califórnia, mostra que o investimento privado em pesquisa e inovação com IA para medicina e saúde em todo o mundo atingiu o montante de US$ 11,3 bilhões, um aumento de 40% em relação ao ano anterior. Ou seja, trata-se de uma tendência!

Luciano Pizarro, diretor de ti da Strattner

Luciano Pizarro, Diretor de TI da Strattner, explica que a IA bem aplicada está agilizando fluxos, priorizando atendimentos e otimizando recursos em toda a cadeia. "Atualmente, o sistema de saúde enfrenta dificuldade para atender à demanda da população.  Assim, esse tipo de inovação atua como suporte em processos de organização e triagem, auxilia em tarefas repetitivas e serve como uma ferramenta de ajuda para os médicos em seus diagnósticos".

Segundo o especialista, no mercado nacional, por exemplo, há uma forte atuação dessas tecnologias no sentido de otimizar os processos de gestão e de atendimento ao paciente.

 

Pesquisar e estudar: o segredo para lidar com a IA

Utilizar a inteligência artificial no cotidiano profissional pode ser desafiador, mesmo para os mais experientes. Com o intuito de solucionar essa questão, Pizarro recomenda entender quais tecnologias se destacam em seu ramo de atuação e estudar como elas podem dar assistência.

"Toda IA depende de um algoritmo construído com base em dados de qualidade. Pesquisar sobre essas fontes é fundamental a fim de definir boas ferramentas de trabalho", afirma.

 

O papel da IA é potencializar o trabalho humano

O receio de que as máquinas/inovações substituam o trabalho humano existe desde a Revolução Industrial. Porém, ferramentas como a inteligência artificial foram desenvolvidas para potencializá-lo, e jamais sobrepô-lo. À medida que o progresso científico evolui, novas profissões serão criadas, e os profissionais do futuro precisarão se adequar com o objetivo de utilizá-las em seu favor.

"Eu acredito que as IA's mudarão parte das profissões, assim como os computadores e smartphones já fizeram. Minha visão é a de que a tecnologia está acelerando cada vez mais essas mudanças. Não vejo como ignorá-las, mas sim como discuti-las com o intuito de nos prepararmos para o que virá", diz Luciano.

O Diretor de TI da Strattner enfatiza a necessidade de investir em novas formas de tecnologia com o objetivo de desafogar o sistema de saúde. Desse modo, será possível proporcionar, cada vez mais, qualidade de vida e uma melhor experiência de atendimento para o paciente.

Saiba mais sobre as tecnologias médicas oferecidas pela Strattner.

Comentários

Univaldo Sagae | 17/06/2023 às 17:47

Importantíssimos, gostaria de convida-los para uma apresentação na CMG, Gastroclinica, on line se possível. Grato.

Erasmo Guterres Silva | 13/06/2023 às 21:27

Interessado nesta plataforma Dará sem dúvida grande suporte ao atendimento médico

Amilton Atto de Souza | 13/06/2023 às 11:30

Prezados, Fico muito contente em saber que a Strattner vem alcançando destaque no mundo tecnológico. Em contra partida, me preocupo em não estar atendendo toda uma cadeia de clientes que se construiu ao longo de um longo período. No que se refere a Karl Storz. A Strattner sempre de prontidão, com eficiência em suas manutenções, vendas e assertividade. Hoje faz três meses solicitando um serviço junto a Karl Storz e não tive nenhum retorno. Deixo aqui o meu PARABÈNS para toda equipe Strattner. Atenciosamente.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts
relacionados