A terapia por HIFU – Ultrassom Focalizado de Alta Intensidade é uma abordagem inovadora e minimamente invasiva utilizada no tratamento do câncer de próstata localizado de baixo risco e também em casos de recidiva da doença, como após a radioterapia. Reconhecida por seus benefícios à qualidade de vida, a técnica apresenta menores taxas de incontinência urinária e disfunção erétil quando comparada a outras opções terapêuticas. Além disso, o paciente pode retomar suas atividades rotineiras em um curto período após o procedimento.
Por meio da tecnologia do Focal One®, a energia do ultrassom é concentrada com alta precisão em áreas específicas da próstata, promovendo um efeito terapêutico por meio da ablação e cavitação celular, resultando na destruição eficaz das células tumorais. O tratamento é realizado de forma personalizada pelo urologista, considerando a anatomia da próstata, histórico clínico e preferências do paciente. A abordagem é flexível e vai da terapia focal, tratando apenas as áreas afetadas, até a terapia radical, abrangendo toda a glândula prostática — sempre com o objetivo de preservar ao máximo os tecidos saudáveis ao redor.
Um dos principais diferenciais do HIFU é a preservação de estruturas vitais próximas à próstata, como o esfíncter urinário (responsável pela continência) e os nervos eretores (relacionados à função erétil), o que contribui para uma menor incidência de efeitos colaterais.
Com planejamento preciso, limites de segurança bem definidos e monitoramento contínuo em tempo real, o HIFU com Focal One® representa uma alternativa segura, eficaz e centrada na preservação da qualidade de vida do paciente.

O posicionamento de sonda do Focal One é feito através de um sistema robótico com precisão submilimétrica que garante acurácia na localização do alvo e ferramentas de segurança automáticas.

O software HIFUsion® permite que o urologista realize fusão elástica de imagens de ressonância magnética ou mapa de biópsia 3D com as imagens adquiridas em tempo real no tratamento. Conferindo ainda mais precisão e segurança na identificação do alvo.

O sistema Focal One possui todas as suas funcionalidades de planejamento e tratamento integradas em uma workstation móvel que se adapta às mesas do centro cirúrgico, se integrando perfeitamente a qualquer fluxo de trabalho clínico.

Probe de focalização dinâmica combina a aquisição de imagens de ultrassom em alta resolução em tempo real com a entrega precisa da energia de ultrassom focalizado de alta intensidade (HIFU), expandindo o alcance da terapia e rapidez na conclusão do procedimento.
Deslocamento eletrônico do ponto focal
Permite a destruição precisa e não invasiva do tecido prostático-alvo, preservando as estruturas saudáveis ao redor.
Acesso a próstatas maiores
Capacidade de tratar com eficácia a região anterior de próstatas com maior volume (distância ântero-posterior de até 40 mm).
Lesões homogêneas e tratamento mais rápido
Proporciona ablação uniforme, reduzindo o tempo de tratamento mesmo em volumes maiores.
Opções personalizadas de tratamento
Suporta diferentes abordagens, como ablação focal, múltiplas lesões, hemi-ablação ou glândula inteira, oferecendo flexibilidade de acordo com as necessidades específicas de cada paciente.
Tratamento conformacional
Ajusta a ablação ao contorno do tumor, minimizando o risco para estruturas críticas e melhorando os resultados em tratamentos parciais da glândula.
90%
pacientes livres de tratamento de resgate
86%
pacientes livres de tratamento de resgate
Taxa de sobrevida livre de tratamento de resgate aos 30 meses não inferior (Desfecho primário)
Continência urinária favorável e preservação da função erétil aos 12 meses (desfecho secundário)
Continência sem uso de absorventes aos 12 meses

O índice da Sociedade Internacional de Continência (ICS), uma medida de incontinência urinária estrita (nenhum escape vs. ao menos um escape), foi significativamente menos deteriorado no HIFU (29%) vs. PR (44%) (RR=0,66 [IC de 95%, 0,59–0,74], p<0,001) para todas as idades combinadas.
Redução em relação ao período basal aos 12 meses

O Índice Internacional de Função Erétil (IIEF), que avalia a função erétil, foi significativamente menos reduzido aos 12 meses após o HIFU quando comparado à PR, com uma diferença nas medianas de -3,0 (-3,9; -2,1) entre ambos os grupos.
Além disso, é possível realizar a validação do tratamento no próprio equipamento, ao final do procedimento, através de um contraste de microbolhas que permite visualização da área não vascularizada. Dessa forma, se necessário, uma nova área pode ser tratada no mesmo momento.
Informações ao paciente: www.hifu-prostata.com.br
Referências Bibliográficas:
[1] Rischmann et al.; Eur Urol 71, n°2 (Feb 2017): 267-73.
[2] Focal therapy with HIFU for localized prostate cancer: a prospective multicentric study. Rischmann P. et al. [358] EAU 2014.
O uso do descartável FOCAL PAK é fundamental para o desenvolvimento da terapia. O descartável conta com um conjunto de itens que auxiliam na diminuição da temperatura do probe, protegendo as estruturas circundantes, como é o caso do reto, durante a aplicação do HIFU. Além disso, o líquido auxilia também na propagação das ondas de ultrassom de imagem e de terapia, contribuindo para uma imagem de qualidade, bem como tratamento eficiente.