As abordagens endoscópicas permitem o acesso direto à estruturas e órgãos sem necessidade de uma cirurgia aberta, essas abordagens podem ser realizadas através de aberturas naturais ou incisões mínimas.
A endoscopia pode ser realizada com os endoscópios rígidos ou flexíveis que são utilizados para a visualização e avaliação da cavidade. A endoscopia rígida utiliza um tubo composto por lentes que são introduzidos dentro do paciente a fim de se obter a visualização das estruturas internas.Através dela é possível realizar procedimentos minimamente invasivos de vias aéreas superiores, ouvido, sistema reprodutor de fêmeas, órgãos abdominais e torácicos e articulações.
Sabendo das diversas abordagens endoscópicas que podem ser realizadas na medicina veterinária, a KARL STORZ desenvolveu uma ótica HOPKINS®️ que possibilita a aplicação em diversos procedimentos com um único endoscópio, fornecendo uma imagem panorâmica e rica em detalhes durante o procedimento.
Para utilização com o endoscópio HOPKINS®️, estão disponíveis camisas artroscópicas e diagnósticas. Todas possuem um mecanismo de encaixe nas óticas que garantem uma maior segurança para o veterinário.
O set conta também com diversos instrumentais para serem utilizados em pequenos procedimentos cirúrgicos e diagnósticos. As pinças de biópsia realizam a coleta de pequenos fragmentos de tecidos. As pinças de apreensão e o basket são utilizados para a remoção de tecidos e corpos estranhos. As alças de polipectomia conseguem remover pólipos com precisão e delicadeza e as agulhas permitem a realização da meringotomia em casos de otites crônicas graves.
O set Multiuso é uma ótima opção para os veterinários que estão começando na endoscopia.