EOS Imaging

Raio-X EOS

A plataforma de imagens médicas EOS é uma tecnologia de imagem 2D/3D com baixa dose de radiação e dedicada às patologias osteo-articulares e ortopédicas. O EOS permite a aquisição simultânea das imagens radiográficas frontal e lateral do corpo inteiro do paciente em uma posição funcional (em pé ou sentado), resultando em imagens de alta qualidade e sem emendas. 

 

Além disso, pensando em diminuir a dose de exposição às radiações ionizantes, como é o caso do raio-x, o equipamento EOS une baixa dose de radiação e qualidade de imagem em um único equipamento. A dose de radiação no paciente diminui em 50% em comparação com um sistema DR, 85% em comparação com um sistema CR e 95% quando comparada a tomografia computadorizada (CT) [1]. Conta também qual a possibilidade de micro dose, onde os níveis de radiação são ainda mais reduzidos e permitem um exame completo da coluna vertebral (frontal e lateral) com uma dose equivalente a apenas uma semana de radiação natural. Este recurso é especialmente importante para crianças com distúrbios que requerem exposições frequentes ao longo do tratamento. 

Saiba mais sobre a tecnologia EOS

A diminuição da radiação só é possível devido à eliminação de praticamente toda a radiação dispersa (ou secundária) que é responsável por uma parcela significativa da dose recebida pelo paciente em sistemas convencionais, graças à geometria do feixe em formato de leque produzida pelos sistemas de colimação. Além disso, a amplificação do sinal através da interação dos fótons com o gás Xênon pressurizado nos detetores, também auxilia na redução da radiação, sem alterar a qualidade da imagem.

 

O sistema também conta com uma estação de trabalho, a SterEOS, para pós processamento de imagens e aplicações ortopédicas, composta por monitor médico LCD de 21 polegadas, também permite que cirurgiões visualizem exames 3D específicos de cada paciente, fornece mais de 100 parâmetros clínicos calculados automaticamente e gera relatórios individuais personalizados. O sistema possui software para realização de medidas clínicas e reconstrução tridimensional da coluna, membros inferiores (fêmur / tíbia) e próteses de quadril (acetábulo / haste no pós-operatório), além de um sistema de cálculos para diversos parâmetros clínicos, que permite a avaliação postural global, com gerenciamento de imagens em formato DICOM.

 

Do diagnóstico ao acompanhamento a longo prazo, o exame EOS fornece imagens 2D/3D do corpo inteiro e um conjunto de dados do paciente para planejar e controlar cirurgias específicas baseadas em modelos anatômicos 3D do paciente posicionado em modo funcional. Todo o exame médico é realizado em menos de 4 minutos, incluindo o processo de aquisição de imagem que dura cerca de 20 segundos.

 

O sistema conta também com um acessório especialmente desenvolvido para aqueles pacientes onde a avaliação periódica é necessária e parâmetros para procedimentos cirúrgicos são bastante importantes, porém não possuem habilidade de manter-se em pé. A cadeira oferece fixação ao paciente para que as imagens em perfil e anteroposterior possam ser realizadas ao mesmo tempo, sem a necessidade de um novo posicionamento, sem imagens com emendas e com total conforto ao paciente. Além de tudo, a cadeira é radio-transparente e não deixa artefatos na imagem de estudo.

Referência Bibliográfica:

[1] Deschênes S, Charron G, Beaudoin G, Labelle H, Dubois J, Miron M-C, Parent S. Diagnostic Imaging of spinal deformities : Reducing patients radiation dose with a new slot-scanning X-ray imager. Spine (in press).

×