Neurolith®

Ondas de Choque - Neurolith®

O Neurolith® é o equipamento de Ondas de Choque focal desenvolvido pela Storz Medical para tratamento do Alzheimer através de Pulso Estimulação Transcraniana (TPS). 

 

Seu principal mecanismo de tratamento é através da mecanotransdução, o qual estimula fatores de crescimento (VEGF) [1], promovendo a formação de novos vasos sanguíneos, aumentando assim o fluxo sanguíneo no tecido cerebral. O tratamento também propicia aformação de óxido nítrico (NO), o qual auxilia na vasodilatação local, melhorando a circulação sanguíne no local de aplicação [2].

O equipamento conta com um neuronavegador para a aplicação. Somado à imagem de ressonância magnética que pode ser aberta diretamente no equipamento e biomarcadores, a aplicação fica mais segura e assertiva. Inclusive é possível visualizar todo o tratamento em 3D.

Características & Benefícios

O tratamento da doença de Alzheimer através da técnica TPS® já foi realizado em mais de 1500 pacientes. Sua técnica pode estimular profundas regiões cerebrais, atingindo até 8 cm no cérebro. Sua curta aplicação evita aquecimento do tecido, melhorando a resposta clínica do paciente, o qual não será necessário retirar o cabelo para realizar a aplicação e sofrer algum tipo de imobilização. Além disso, as principais vantagens do tratamento são: 

 

  • Tratamento realizado durante 6 sessões, em apenas 2 semanas;
  • Curta duração da sessão: cerca de 30 minutos;
  • Sem dor e sem efeitos colaterais;
  • Tratamento personalidao baseado na imagem de ressonância magnética;
  • Paciente não precisa retirar o cabelo;
  • Sem imobilização do paciente durante a sessão;
  • Melhor qualidade de vida ao devolver as habilidades básicas ao paciente.

 

Na tela do equipamento, que é sensível ao toque, é possível acompanhar os protocolos utilizados, sendo também possível salvar novos e individualizados do dia a dia de trabalho. Nesse recurso de mídia também há um atlas anatômico com todas as estruturas do corpo humano que pode auxiliar na aplicação e durante a consulta com o paciente. E falando na figura central do tratamento, na tela também é possível ter todo o histórico do paciente, o qual fica armazenado na memória interna juntamente com os protocolos utilizados, energia total aplicada, data de aplicação e mais inúmeras funções.

Também conhecidas como ondas acústicas é um tipo de energia mecânica que surge através de uma diferença rápida de pressão positiva alta para uma pressão negativa menor. Essa diferença de pressão causa um efeito de cavitação, responsável pela maioria dos efeitos benéficos dos aparelhos de ondas de choque.

 

As ondas de choque estimulam a vascularização local, melhorando a funcionalidade do órgão. Os principais efeitos das ondas de choque são:

  • Estimulação da microcirculação e metabolismo;
  • Mecanotransdução – estimulação da matriz celular;
  • Aumento da permeabilidade celular (aumenta, portanto, o metabolismo);
  • Liberação da substância P – neurotransmissor que atua como neuromodulador;
  • Resposta antiinflamatória com efeito analgésico;
  • Estimula fatores de crescimento (neoangiogênese, ossos, colágeno);
  • Estimula células-tronco (proliferação, transporte, diferenciação e rejuvenescimento). 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

[1] Yahata, K. et al.: Low-energy extracorporeal shock wave therapy for promotion of vascular endothelial growth factor expression and angiogenesis and improvement of locomotor and sensory functions after spinal cord injury, J Neurosurg Spine, Vol. 25(6), Pages 745–755, 2016

[2] Hatanaka, K. et al.: Molecular mechanisms of the angiogenic effects of low-energy shock wave therapy: roles of mechanotransduction, Am J Physiol Cell Physiol, Vol. 311(3), C378–C385, 2016

×