A Disfunção Erétil (DE) é uma patologia sexual, definida através da incapacidade de ter e/ou manter uma ereção suficientemente satisfatória para ter uma relação sexual. Está muitas vezes associada à idade e pode ter um efeito negativo na qualidade de vida do homem.
Para o tratamento, em 2018 a Associação Europeia de Urologia (EAU) trouxe uma grande novidade no tratamento de disfunção erétil: o uso de Ondas de Choque da Baixa Intensidade como terapia de primeira linha, novidade essa também divulgada em nossas redes sociais.
Quando aplicadas, as ondas de choque interagem com o tecido, induzindo uma cascata de reações biológicas. Como resultado, há fatores de crescimento que ativam a neovascularização do tecido com subsequente aumento do aporte sanguíneo.
Nesse âmbito, as Ondas de Choque de Baixa Intensidade com geração eletromagnética, trazem benefícios para o tratamento e para o paciente.
As Ondas de Choque Eletromagnéticas possuem maior área de foco, com maior profundidade e entrega da energia de uma forma mais efetiva. Além disso, quando há a possibilidade de alterar a profundidade de foco, as ondas de choque precisam ser aplicadas apenas de um lado do pênis durante o tratamento, tornando a sessão mais fácil e rápida.
Olsen, A. B.; Persiani, M.; Boie, S; Hanna, M.; Lund, L.: Can low-intensity extracorporeal shockwave therapy improve erectile dysfunction? A prospective, randomized, doubleblind, placebo-controlled study, Scandinavian journal of urology, Informa Healthcare Stockholm, 2014, 1-5
Diversos estudos mostram a eficácia dessas ondas no tratamento de DE. Um desses estudos (prospectivo, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo) mostrou que 57% dos homens que foram tratados com esse tipo de ondas conseguiram obter uma ereção após o tratamento e ter relações sexuais sem o uso de medicação.
Chung, E.; Cartmill, R.: Evaluation of clinical efficacy, safety and patient satisfaction rate after low-intensity extracorporeal shockwave therapy for the tratment of male erectile dysfunction: an Australian frist open-label single-arm prospective clinical trial, BJU internacional, Wiley Online Library, 2015, 115, 46-49.
Há também estudos que mostram a eficácia, segurança e taxa de satisfação do paciente após o tratamento. A maioria dos pacientes, 60% deles, relatou uma melhora de 5 pontos na escala IIEF (International Index of Erectile Function) e 80% desses pacientes recomendariam a terapia.
Os resultados da terapia com a aplicação das ondas de choque são muito bons e a receptiva por parte dos pacientes também.
O DUOLITH ULTRA é o equipamento de ondas de choque focais que possui geração eletromagnética e fornece todos esses benefícios à terapia e ao paciente. Trata-se de uma terapia não invasiva que não requer anestesia e com resultados comprovados. Além disso, o equipamento também conta com uma tela sensível ao toque com protocolos guiados por vídeo, atlas anatômico, peça de mão com controle de parâmetros integrados e aplicador anatômico que facilita a aplicação.
Deixe uma resposta