A radiocirurgia é um tipo de tratamento não invasivo que envolve a aplicação de altas doses de radiação em pequenas frações. Dirigido por um sistema de coordenadas espaciais, chamada de estereotaxia, o procedimento tem como principal objetivo atingir tumores, malignos ou benignos, malformações arteriovenosas (MAVs) e correções de distúrbios funcionais em determinas regiões do cérebro.
A radiocirurgia é dividida em duas categorias dentro da Radioterapia:
• Radiocirurgia Estereotaxica (SRS): refere-se ao tratamento de tumores localizados no cérebro ou na coluna vertebral.
• Radiocirurgia Estereotaxica do Corpo (SBRT): refere-se ao tratamento de alvos externos ao cérebro e a coluna, utilizando as mesmas técnicas que a anterior. Exemplos: pulmão, fígado, pâncreas, rim, próstata, mama, entre outros.
Em outras palavras, a radiocirurgia é um tipo de radioterapia que requer alta precisão e tem ganhado um grande espaço no tratamento do câncer para qualquer região do corpo.
O único equipamento dedicado para radiocirugia que é capaz de sincronizar, em tempo real, o movimento do tumor durante o tratamento é o Sistema Cyberknife. Para isso, foi desenvolvido o exclusivo sistema de rastreamento Synchrony®, que permite rastrear o movimento respiratório do paciente e corrigi-lo instantaneamente.
Veja abaixo o vídeo que mostra de uma forma comparativa, a grande vantagem dessa tecnologia Synchrony® em relação as técnicas utilizadas nos equipamentos convencionais para monitorar a movimentação do paciente:
Indiscutivelmente, a sincronização desse movimento utilizando o Sistema Cybeknife preserva uma grande parte de tecido sadio minimizando os efeitos adversos que o tratamento pode causar ao paciente e melhorando a sua qualidade de vida.
Deixe uma resposta