Quais são vantagens da documentação na videocirurgia?

Cirurgia Geral, Gestão Hospitalar, Salas Cirúrgicas, Videocirurgia

EVOLUÇÃO DA VIDEOCIRURGIA
Hoje praticamente todas as especialidades cirúrgicas utilizam os procedimentos videoendoscópicos. Algumas especialidades tem o método videoendoscópicos como sua técnica de preferência, outra técnica que utiliza a integração de vídeo é a cirurgia robótica que tem um crescimento exponencial. As imagens e vídeos de um procedimento cirúrgico são documentos importantes de serem gravados e devidamente armazenados, trazem inúmeras vantagens para todos os envolvidos nesse processo, tais como:

Hospital: ter imagens e vídeos de uma cirurgia armazenados, traz segurança ao hospital, mostrando que o procedimento cirúrgico foi realizado adequadamente, não havendo, por exemplo, graves complicações durante, além de quais materiais foram utilizados durante o procedimento, entre outras informações. Além disso, o rastreamento dessas informações será mais eficiente, uma vez que o prontuário do paciente está ligado ao procedimento. Além disso, o armazenamento e avaliação dessas imagens, pode diminuir o número de reclamações de fraude e desperdício, por exemplo. Os dados, podem, inclusive, serem combinados para analisar suas estruturas clínica, financeira e de tratamentos, oferecendo maior eficiência e redução de risco de uma nova complicação ou re-internação, o que mostra processos mais eficientes e sem gastos em desperdício [1]

  • Paciente: ter maior conhecimento e contato com seu procedimento e seu próprio prontuário. Essas imagens, inclusive, podem ser mostradas a outros profissionais para uma segunda opinião, por exemplo, acompanhando sempre o paciente [1] [2];
  • Convênios Médicos: podem verificar parte do material que foi utilizado, por exemplo, tempo de duração da cirurgia, informações do paciente etc [2];
  • Médico Cirurgião: garante sua segurança justamente por mostrar que o procedimento foi realizado adequadamente. É possível também, utilizarem-se dessas imagens para suas próprias pesquisas clínicas, mostrando maior relevância e custo-benefício de determinada técnica ou até mesmo algum tratamento de prevenção mais eficiente, baseando-se sempre em dados concretos [2];

Você já conhece as soluções de armazenamento da Karl Storz?


AIDA WD250 | Karl Storz

Sistema de gravação, Documentação e edição de Imagem
Armazenamento de dados, bem como no seu adequado gerenciamento, surge a necessidade de uso de equipamentos eficientes e com desenvolvimento ligado diretamente à essas causas, tal como o AIDA™ .
Sistema de gravação, documentação e edição de Imagem KARL STORZ, o AIDA™ pode ser utilizado para arquivamento digital de imagens estáticas e vídeos, captura de vídeos de duas fontes de imagens diferentes e sincronizadas em 2D e 3D, com interface DICOM.
O local de armazenamento do procedimento é definido pelo usuário e salvo automaticamente na pasta temporária para reduzir o tempo entre a intervenção, uma das possibilidades é a gravação em mídias de DVD, portas USB.

Referências:
[1] IBM: IBM big data platform for healthcare.” Solutions Brief; 2012. IBM
[2] Raghupathi and Raghupathi Health Information Science and Systems 2014. Disponível em HISS Journal.

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts
relacionados

Você sabe como o cloud computing pode contribuir para uma gestão hospitalar mais funcional e eficiente? Leia a matéria completa.

Gestão Hospitalar

01/10/2020

Benefícios do cloud computing na área da saúde

Você sabe como o cloud computing pode contribuir para uma gestão hospitalar mais funcional e eficiente? Leia a matéria completa.

Leia mais
Conheça a evolução dos insufladores utilizados em procedimentos laparoscópicos e saiba como esses equipamentos funcionam.

Cirurgia Geral

02/04/2019

A evolução dos insufladores na laparoscopia

Conheça a evolução dos insufladores utilizados em procedimentos laparoscópicos e saiba como esses equipamentos funcionam.

Leia mais
Conheça o estudo sobre o impacto de um centro cirúrgico integrado em conjunto como otimizar o fluxo de trabalho nas salas cirúrgicas.

Salas Cirúrgicas

03/05/2017

A eficiência de salas cirúrgicas integradas

Conheça o estudo sobre o impacto de um centro cirúrgico integrado em conjunto como otimizar o fluxo de trabalho nas salas cirúrgicas.

Leia mais
×