Plataforma otimizada para excisão total do mesorreto transanal

Câncer Colorretal, Coloproctologia

Novo B-Port - Plataforma otimizada para excisão total do mesorreto transanal

O câncer colorretal é uma das neoplasias mais frequentes na população brasileira, acometendo o intestino grosso, sendo 25% dos casos localizados no reto. Devido à localização pélvica, a abordagem deste órgão foi por muitos anos um grande desafio ao cirurgião, e muitos estudos foram feitos na busca por formas de tratamento local para estas lesões, com menores chances de reaparecimento da doença.

A técnica de excisão total do mesorreto (ETM) foi proposta inicialmente por Heald em 1982, e baseia-se na dissecção cuidadosa ao redor do reto e remoção por completo do mesorreto, tecido que une a porção do intestino grosso à pelve (bacia). O procedimento pode ser realizado por via totalmente transanal ou por acesso combinado com a laparoscopia ou com a cirurgia robótica. 

A ETM é uma alternativa cirúrgica para tratamento de tumores localizados no reto normalmente associada a melhores resultados e menores taxas de recidiva local quando comparada com a técnica convencional. Entre outras vantagens, a ETM permite a remoção do reto pelo próprio orifício anal, sem que seja necessária uma incisão abdominal para remoção desta porção de intestino. A dissecção é facilitada por insuflação de gás carbônico (pneumorreto) e as anastomoses (a conexão entre o intestino) são realizadas sob visão direta. 

Acompanhando o crescimento da técnica de ETM pelo mundo, a KARL STORZ lançou uma plataforma otimizada para cirurgia transanal (B-PORT), constituída por um retoscópio de amplo lúmen (40mm de diâmetro), instrumental específico e um endoscópio rígido (ótica), o qual é acoplado ao sistema de vídeo. A extremidade distal do retoscópio de 7,5cm de comprimento é reta, facilitando a visualização do órgão. A tampa de silicone flexível permite maior liberdade de movimentos dos instrumentais, e a torneira de alto fluxo garante pneumorreto mais rápido e constante. 

A plataforma é adequada para utilização de instrumentais específicos para cirurgia transanal ou mesmo instrumental convencional de laparoscopia, assim como permite o uso de óticas padrão, endoscópios para utilização da técnica de fluorescência ou para obtenção de imagem 3D.

O sistema B-PORT da KARL STORZ para cirurgia endoscópica transanal faz parte da linha de produtos para coloproctologia da KARL STORZ, comercializada com exclusividade no Brasil pela Strattner.

Fonte: COTTI, G.C.C. et al. <strong>Excisão Total do Mesorreto por Laparoscopia</strong>. ABCD Arq Bras Cir Dig., 2011.
SARMENTO, B.J.Q. et al. Papel da Excisão Total do Mesorreto no Tratamento Multimodal do Câncer de Reto. Revista Brasileira de Cancerologia, 2008. 
SEID, V.E. et al. <strong>Distribuição de linfonodos no mesorreto – implicações na excisão total do mesorreto</strong>. Rev. Med., 2007.

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts
relacionados

×