Cirurgia laparoscópica pediátrica - Como funciona?

Cirurgia Geral, Pediatria
Considerada uma das maiores evoluções tecnológicas da medicina, a videocirurgia consiste em uma técnica minimamente invasiva que utiliza um sistema de imagens e instrumentais introduzidos no organismo através de pequenas incisões para exploração de diferentes órgãos e tecidos. A utilização desta tecnologia permite menor morbidade, proporcionando redução na dor e nas complicações pós-operatórias e retorno mais rápido do paciente às atividades habituais.  A cirurgia laparoscópica se confirmou em poucos anos como técnica preferencial na abordagem de diversas patologias em adultos. Em crianças, apesar das dificuldades relacionadas a instrumental e equipamentos específicos, a técnica também apresenta crescimento importante e tem se tornado padrão ouro para algumas afecções. 

Considerando a dificuldade encontrada pelos cirurgiões em obter instrumental adequado, a KARL STORZ lançou uma linha de instrumental específica para a pediatria, com produtos para todos os pacientes, deste neonatal ao adolescente, variando entre 2mm, 3,5mm e 5mm e comprimentos de 20, 30 e 36cm.

Figura 1. Conjunto de instrumental de 3,5mm de diâmetro KARL STORZ. Fonte:  KARL STORZ. Acesso em 31/11/2017 

Outra dificuldade encontrada pelos cirurgiões pediátricos está relacionada à insuflação da cavidade abdominal, ou pneumoperitônio. Como o organismo da criança é mais delicado, um excesso de pressão intra-abdominal pode impedir a movimentação do diafragma e a entrada de oxigênio nos pulmões. A segurança garantida pela monitorização é essencial, e por este motivo, o insuflador ENDOFLATOR 50 possui um modo SENSITIVE, que limita o fluxo máximo do equipamento em 15L/min e pressão máxima de 15mmHg, de forma a priorizar a estabilidade de pacientes pediátricos. Além disto, estes pacientes possuem maior dificuldade em controlar a temperatura corporal, sendo mais propensos à hipotermia. Assim, os insufladores KARL STORZ possuem sistema de aquecimento do gás carbônico, garantindo também estabilidade da temperatura da criança.

Figura 2. ENDOFLATOR 50 – KARL STORZ GmbH (Tuttlingen, Germany). Fonte:  KARL STORZ. Acesso em 29/11/2017 

  Os instrumentais para pediatria e o insuflador ENDOFLATOR 50 fazem parte da linha de produtos KARL STORZ, comercializada com exclusividade no Brasil pela Strattner. Conheça estes produtos e outros da linha. Fonte: ESTEVES, E. et al. Aplicações da cirurgia videolaparoscópica em crianças. Jornal de Pediatria, 2001.  OLIVARES, P.; TOVAR, J.A. Cirurgía laparoscópica em niños. ANALES ESPAÑOLES DE PEDIATRIA, 1998.
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts
relacionados

×