Em 1895, um físico alemão chamado Roentgen, fazendo experiências de descargas elétricas em tubos de vidro com vácuo dentro, produziu uma radiação eletromagnética que saia do tubo de vidro e atravessava objetos. A essa radiação, Roentgen deu o nome de Raios-X, até então desconhecida.
Os Raios-X, podem atravessar muitas substâncias. Eles são produzidos quando elétrons com bastante energia cinética (velocidade) interagem com um material, normalmente metálico, e transforma essa “energia” dos elétrons em energia eletromagnética, ou seja, os raios-x (sempre no plural).
A figura abaixo ilustra de uma forma simples o espectro dos tipos dessa radiação e algumas de suas propriedades físicas mais relevante, mostrando que o comprimento de onda é inversamente proporcional á sua frequência. Exemplo: os raios gama tem comprimento do tamanho de frações de um átomo enquanto o comprimento de onda no extremo oposto (rádio) desse espectro pode ser tão grande quanto o universo.
Fonte: Wikipédia
Como os Raios-X conseguem atravessar com facilidade as partes moles do corpo humano (tecidos) e de forma diferente as partes duras (ossos), eles começaram a ser utilizados para fazerem as radiografias do nosso corpo. Pois, tal como a luz, os Raios-X são capazes de impressionar filmes e chapas fotográficas.
Sua descoberta revolucionou a medicina na área do diagnóstico - Radiologia - e tratamento de doenças - Radioterapia -, trazendo inúmeros benefícios para a humanidade até os dias de hoje.
Hoje, a Strattner conta com três equipamentos que empregam o uso dos raios-x e que são capazes de fornecer tais benefícios na medicina, sendo dois desses equipamentos, para radioterapia e o terceiro, utilizado para realizar imagem do corpo todo sem emendas, com baixa radiação e ainda com possibilidade de realizar reconstrução em 3D, focado em ortopedia.
Na radioterapia, trabalhamos com as tecnologias mais modernas nesse mercado:
O Sistema Cyberknife, o único verdadeiramente robótico com a capacidade de rastrear o tumor e o movimento do paciente enquanto realizada o tratamento, e também o Sistema Tomotherapy - Radixact, que combina em uma única plataforma um sistema de guia de imagem e um acelerador linear que gira em torno do próprio eixo de forma contínua.
Saiba mais sobre o Cyberknife.
Na radiologia, comercializamos o equipamento EOS que mesmo com baixa dose de radiação é capaz de gerar imagens do corpo inteiro com alta qualidade e ainda realizar reconstrução tridimensional.
Deixe uma resposta