H. Strattner

Serviços

Assistência Técnica

Statim

Autoclave Gravitacional Pulsante Statim 5000 e Statim 5000 G4

As instruções a seguir não substituem o manual de instruções fornecido pela Scican (solicitar manual através do e-mail atecnica@strattner.com.br).

Utilize somente alimentação com ATERRAMENTO. Evite o uso de tomadas múltiplas. Se for necessário o uso de um filtro de linha, ligue apenas uma Statim nele.

A qualidade da energia elétrica é muito importante, verifique se a energia fornecida ao equipamento está de acordo com a requerida no manual de instruções. Caso seja necessário, recomendamos o uso de um estabilizador de voltagem isolado. 110 – 120 VAC ; 60 Hz ; Consumo 1300Watts.

Sistema de Motores
Figura 1

Envie seu equipamento pelo menos uma vez ao ano para revisão.

Somente utilize água destilada de vapor, nunca utilize água desmineralizada, deionizada ou que tenha sido extraída de depósitos subterrâneos (poço artesiano).

Utilizar sempre o filtro de entrada de água. As partículas suspensas no ar podem entupir a bomba de alimentação de água e como consequência, danificar a proteção térmica do boiler (gerador de vapor). (Ver fotos: Figura 1)

Nunca retire o filtro para fazer a recarga de água. Esta atitude poderá permitir a entrada de partículas no reservatório de água.

Nunca instale sua Statim em lugar exposto ao sol ou próximo de fontes geradoras de calor. Ex: aquecedores, saídas de ar quente.

Mantenha sempre sua Statim com a traseira e laterais livres com a distância de pelo menos 5 cm. Este cuidado mantém os pontos de ventilação livres.

A Statim deve ser utilizada em ambientes limpos, livres de poeira.

A Statim deve ser colocada em superfície plana, nivelada e resistente à água. Nunca coloque o equipamento em uma superfície inclinada. A inclinação de trabalho será obtida nos pés ajustáveis do equipamento.

Sistema de Motores
Figura 2

Certifique-se de que o indicador de nível esteja sempre na posição de 4 horas. (Foto do indicador de nível: Figura 2). Se necessário, utilize o sistema de pés ajustáveis e reposicione a bolha do nível (foto do pé ajuste: Figura 3).

Sistema de Motores
Figura 3

Ao instalar a garrafa de expurgo, coloque uma quantidade de água até a linha com a indicação MIN. Este conteúdo facilitará o funcionamento do condensador.

Mantenha a mangueira de expurgo livre e sem dobras com a medida de 1,5 metros. Dobras na extensão do tubo ocasionarão dificuldade no expurgo do vapor, mensagens de erro e consequente comprometimento do funcionamento do equipamento.

Verifique se o material a ser colocado no cassete é compatível com processo de esterilização a vapor.

Sistema de Motores
Figura 4

Substitua a borracha de vedação do cassete com 6 meses ou 500 ciclos e verifique a existência de deformações ao longo da extensão da chapa (ver foto: Figura 4).

A abertura do cassete deve ser feita apoiando os dedos polegares no encaixe da alça superior com a alça inferior (foto da posição dos dedos: Figura 5).

Sistema de Motores
Figura 5

Limpe o interior do cassete pelo menos uma vez por semana com detergente neutro e livre de cloro. Para evitar o acúmulo de gotículas de água na superfície superior e inferior do cassete, a Scican recomenda borrifar Stat Dri após cada limpeza (foto da Stat Dri: Figura 6)

Sistema de Motores
Figura 6

Utilize papel térmico com espessura correta, papel com espessura maior que o fornecido pela Scican, poderá comprometer o funcionamento ou danificar a impressora.

Caso a impressora não esteja funcionando, desligue e ligue o equipamento e observe se o interruptor ON-OFF, próximo ao rolo de papel térmico, está na posição ON (foto do botão on off: Figura 7).

Sistema de Motores
Figura 7

Antes de colocar o papel na impressora, faça um corte diagonal na ponta, insira na impressora e utilize a tecla de acionamento para que o rolete puxe o papel. Nunca puxe o papel com as mãos, aguarde o papel ser puxado normalmente pelo rolete (foto do botão de acionamento e da ponta do papel: Figura 8).

Sistema de Motores
Figura 8

Envie o cassete para manutenção ao verificar qualquer dano ou anormalidade na alça de transporte. A quebra da alça e a consequente queda durante o transporte, poderá danificar os instrumentais dentro do cassete: Exemplo, quebra de endoscópios. (Foto da alça de transporte: Figura 9)

Sistema de Motores
Figura 9

A existência de água embaixo da Statim e vapor na parte frontal do equipamento caracterizam vazamento no sistema que pode ser ocasionado por: Vedação deficiente do cassete ou falha nas conexões.

Caso a Statim não esteja em uso, puxe o cassete por mais ou menos 2 cm ou retire-o do compartimento, para que a válvula solenóide não fique acionada sem necessidade.

Ao encaixar o cassete na unidade, faça-o de forma suave, caso contrário poderá danificar o sensor de temperatura.

Substitua o filtro biológico toda vez que este tiver aparência acinzentada. A saturação do filtro impede a bom funcionamento do sistema de secagem (foto do filtro: Figura 10).

Sistema de Motores
Figura 10

Toda vez que for transportar sua Statim ou enviá-la para manutenção, esteja certo de que o reservatório de água está vazio e os pés de apoio recolhidos. Isto evitará danos acidentais.

Dicas de uso:

Fontes de Luz

 Fontes de Luz

Insufladores

 Insufladores

Lavadora ultrassonica

 Lavadora ultrassonica

Sistemas de motores

 Sistema de motores

Statim

 Statim